DECORAÇÃO | ARQUITETURA


CASACOR Minas, um palco de oportunidades para o mercado

28ª edição da mostra mineira celebra o tema "Corpo e Morada" com 50 ambientes assinados por profissionais das áreas de arquitetura, design de interiores e paisagismo.

Jomar Bragança Apartamento Casa Ferolla - Gislene Lopes  - fotos divulgação

A capital mineira recebe até o próximo dia 03 de setembro, a 28ª edição da CASACOR Minas Gerais. Considerado o maior evento do setor de arquitetura, design de interiores e paisagismo do estado, a mostra, que segue sob a direção de Eduardo Faleiro e Juliana Grillo, conta com a participação de 53 profissionais das áreas de arquitetura, design de interiores e paisagismo. Mas além do elenco, a mostra ainda conta com a participação direta de 107 empresas, envolvidas com a montagem e com o fornecimento de materiais, produtos e serviços que podem ser conferidos ao longo dos 50 ambientes da mostra. “A CASACOR é atualmente o palco mais importante para lançamento de produtos, serviços e novidades do segmento. Profissionais do setor e o público visitam a mostra em busca de referências. Não é à toa que as empresas investem cada vez em se apresentar de forma criativa para o mercado de especificadores e clientes”, destaca a diretora Juliana Grillo.

Uma das novidades mais importantes desta edição é certamente o retorno da mostra para um imóvel residencial. A última edição realizada em uma casa ocorreu em 2016, na Pampulha, celebrando o título do Conjunto Moderno de Patrimônio Mundial da Humanidade. Nos últimos anos, a CASACOR foi realizada no Casarão da Rua Sapucaí, que atualmente vem passando por um grande processo de restauro, e também no Palácio das Mangabeiras, transformado em Parque do Palácio.

F2 Incorporadora e Construtora  - Fachada Edifício Casa Ferolla Foto divulgação

Neste ano, o palco da CASACOR Minas é um complexo formado por 3 casas das décadas de 1930 e 1940 e parte de um edifício contemporâneo que está sendo erguido no local, viabilizado por meio de uma parceria entre F2 Incorporadora e Construtora e a Arthros Incorporadora. A residência principal é a Casa Ferolla, projetada pelo arquiteto Ângelo Alberto Murgel (1907-1978). A casa, patrimônio tombado de Belo Horizonte, foi construída entre os anos de 1940 e 1941. Com estilo arquitetônico eclético e diversas influências da época, foi pensada para ser a residência oficial da família Ferolla, que viveu no imóvel por um longo período. E o prédio que está em fase de construção tem projeto do arquiteto e professor José Eduardo Ferolla, que viveu naquele imóvel durante uma boa parte de sua vida. 

“Trata-se de algo extremamente diferenciado, pois é muito raro encontrar empreendimentos assinados por arquitetos que possuem uma conexão histórica e afetiva com o imóvel. O Ferolla respeitou as características do casarão da família e desenvolveu um edifício extremamente contemporâneo, que aponta para um diálogo sobre a preservação da memória e da nossa identidade”, aponta Eduardo Faleiro.

A Parceria

Para chegar até este imóvel, a direção da CASACOR Minas contou com a ajuda da Céu-Lar Imóveis. “Precisávamos de um imóvel residencial localizado na região centro-sul, com espaços generosos, em uma região arborizada e sintonizada com a proposta para este ano”, explica Eduardo Faleiro, diretor executivo da CASACOR Minas. As empresas F2 Incorporadora e Construtora e a Arthros Incorporadora, responsáveis pelo empreendimento Casa Ferolla abraçaram a ideia imediatamente ao identificaram que a CASACOR seria uma excelente vitrine para apresentar o empreendimento, um feito inédito na história das duas incorporadoras. “Receber a CASACOR dentro do nosso empreendimento é um orgulho muito grande para o nosso grupo porque é um momento onde a gente reúne os maiores especialistas do mercado imobiliário e criativo, como arquitetos, designers e paisagistas para apresentar as tendências do segmento. E como trabalhamos com foco na personalização das nossas unidades, permitindo que o nosso cliente possa ter uma planta exclusiva, estar dentro da mostra nos permite apresentar nossa essência na sua melhor forma, envolvendo vários players do mercado”, aponta François Rahme, CEO da F2 Incorporadora e Construtora.

Apartamento modelo do Casa Ferolla é atração à parte nesta edição.

Jomar Bragança
Suíte Master Apartamento Casa Ferolla - Gislene Lopes

Jomar Bragança
Suíte Master Apartamento Casa Ferolla - Gislene Lopes

A F2 Incorporadora e Construtora e a Arthros Incorporadora souberam aproveitar muito bem a oportunidade para apresentar ao público o conceito, os benefícios do projeto e as possibilidades de ocupação das unidades do empreendimento residental de um jeito extremamente atraente e inovador para o mercado. Parte da estrutura do edifício Casa Ferolla, ainda em construção, abriga um total de 14 ambientes da maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo do estado, entre eles um apartamento inteiro, que é assinado pela arquiteta Gislene Lopes.

Apartamento Casa Ferolla - Gislene Lopes

O Apartamento Casa Ferolla, projetado por Gislene, apresenta linhas contemporâneas e explora as formas orgânicas, dando fluidez à disposição do espaço. Com 133m2, ele possui sala integrada à cozinha, varanda gourmet, lavabo, duas suítes, incluindo uma master, além de um quarto que foi transformado em escritório e área de serviço com banho, apresentando um mix de soluções completas para que as pessoas possam visualizar como será viver naquele imóvel, que possui unidades com plantas variadas. O retorno do público tem se mostrado muito satisfatório, pois surpreende à vista. Na visão dos construtores, a estratégia não poderia ter sido mais acertada.

Jomar Bragança
Lavabo Apartamento Casa Ferolla - Gislene Lopes


Além do apartamento modelo, outras unidades foram desmembradas e cada arquiteto/designer desenvolveu o conceito de um ambiente diferente do empreendimento. É o caso da Sala e Lavabo do Apartamento, da dupla Renata Machado e André Magalhães. No projeto, desenvolvido em parceria com a Tecai, especializada em automação, a proposta é mostrar como a tecnologia está a favor da praticidade e do bem-estar dos usuários. A empresa também está presente em outros 8 projetos da mostra. Além da automação do sistema de iluminação da unidade, a Tecai também investiu em trazer para o Brasil uma inovadora tecnologia italiana que é  um keypad totalmente invisível, que pode ser aplicado em superfícies naturais ou sintéticas, eliminando telas espalhadas pela casa.


Daniel MansurSala e Lavabo do Apartamento - 
Renata Machado e André Magalhães
Daniel Mansur
Sala e Lavabo do Apartamento - 
Renata Machado e André Magalhães

Manuela Senna assina dois projetos na mostra

Jomar Bragança
Empreendimento Casa Ferolla - Manuela Senna

Manuela Senna aparece em dose dupla nesta edição. Ela é responsável pelo projeto da Varanda Sementes Casa Ferolla, um espaço criado para encontros descontraídos ao redor da mesa, hábito típico dos mineiros. Uma das surpresas do espaço está no fogão de indução, uma nova tecnologia lançada pela Directa que permite aplicação abaixo da bancada. Desta forma, ele fica totalmente invisível, permitindo que a bancada seja utilizada normalmente com a sua finalidade primária. O outro ambiente com assinatura da profissional é Espaço do Empreendimento Casa Ferolla, criado para funcionar como o stand de vendas do prédio. O ponto de destaque é a maquete do empreendimento, que parece flutuar sobre um espelho d’água.

Jomar Bragança
Varanda Sementes Casa Ferolla - Manuela Senna

A CASACOR Minas Gerais conta com o patrocínio master da Deca. Os fornecedores oficiais desta edição são Coral Tintas, Audi, Divinal e Detronic. O parceiro local de sustentabilidade é a Optpower. Entre os patrocínios locais, estão: Ooh Brasil, Gasmig, ArcelorMittal, F2 Construtora e Arthros Incorporadora.  A mostra ainda conta com o apoio da Portinari, Sebrae, Mall Midia e da Guararapes.

A 28ª CASACOR Minas Gerais vai até dia 03/09, na Casa Ferolla(Rua São Domingos do Prata, 631). Ingressos disponíveis no site(www.casacor.abril.com.br) ou na bilheteria do evento. 

28ª CASACOR Minas Gerais

Onde: Casa Ferolla - Rua São Domingos do Prata, 631 - Santo Antônio - Belo Horizonte - MG

Quando: de 15 de julho a 03 de setembro de 2023

Ingressos pelo site: https://appcasacor.com.br/events/minas-gerais-2023/tickets?ticket=ingresso-casacor-minas-gerais

Informações: https://casacor.abril.com.br/mostras/minas-gerais/


_______________


Sete tendências de cores da CASACOR São Paulo para usar na sua casa

Com o tema Corpo & Morada, a CASACOR São Paulo está no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, um dos mais importantes marcos arquitetônicos da cidade, desta vez, em uma edição ainda maior: são 73 ambientes. E, pelo oitavo ano consecutivo, a Coral é parceira como tinta oficial e, pela primeira vez, também patrocinadora da mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, mostrando toda a versatilidade de suas cores, efeitos e técnicas de pintura em paredes e tetos, do neutro aos tons coloridos, das paredes lisas às texturizadas, que aparecem em profusão nesta edição. 

“As pessoas estão buscando autoralidade, coisas que distingam suas casas de outros projetos. É muito mais importante o ser do que o ter. E as cores e a pintura cumprem muito bem esse objetivo. Assim como aquela peça que compramos em uma viagem, um objeto de família, uma memória afetiva que vai tornar um determinado ambiente tão especial”, comenta Juliana Zaponi, gerente de Comunicação e Cores da AkzoNobel LatAm – fabricante da Coral. “A cor tem esse forte papel de identidade e unicidade em um projeto, de ser marca registrada de um arquiteto, mas também, e principalmente, de representar quem vai morar naquela casa”, afirma a executiva.

Confira, abaixo, uma seleção de ambientes inspiradores da CASACOR São Paulo, mostrando como as cores foram utilizadas nesta edição.

Casa Coral – Uma celebração pelas camadas da vida, por Ricardo Abreu    Foto: André Mortatti

Para iniciar a seleção, um ambiente que traz, com muita elegância e contemporaneidade, o movimento barbiecore para a CASACOR São Paulo. O arquiteto Ricardo Abreu, em sua quarta participação na mostra, assina a Casa Coral. O projeto oferece aos visitantes um ambiente impactante no qual predominam tons de rosa, aliados a uma arquitetura lúdica e moderna, uma ode à coragem de se arriscar no universo das cores e em projetos que valorizem a individualidade de quem os habita. Neste caso, o espaço foi pensado para uma mulher de 64 anos muito segura de si e de suas realizações, e que há dois anos decidiu abraçar sua verdadeira identidade, sem temer o envelhecimento. No seu lar, é possível entender as múltiplas nuances dessa mulher inovativa e intensa, que deixa qualquer preconceito etarista para trás. 

Com uma área total de 225m² e inspirado no formato das casas de boneca, o projeto traz recortes sinuosos, iluminação projetada para um ambiente acolhedor, grandes elipses presentes no forro e um mobiliário inovador. Na área externa, a cor é a Suave Serenata. Fazem parte da paleta da sala as tonalidades Tarde em Veneza, Sapatilha, Flores Empoeiradas, Vermelho Terra e Vermelho Blefe. No quarto dessa moradora, o Rosa Pêssego predomina nas paredes, em uma paleta que também conta com os tons Inspiração Poética, Canto da Toscana e Toque de Flauta.

Entre:.nós, por Plantar Ideias  
Foto: Divulgação/CASACOR SP

Com uma atmosfera de paz e tranquilidade, o espaço de convivência da mostra criado pelos arquitetos Felipe Stracci e Luciana Pitombo propõem um momento de pausa e reflexão aos visitantes. Chamado Entre:.nós, o ambiente retrata a transição entre uma floresta e a beira do mar, onde caminha-se sobre um piso monolítico, de aspecto arenoso, que evoca a praia.

Para criar a atmosfera tropical e leve do ambiente de acolhimento e convivência, todo o espaço foi pensado e trabalhado na cartela de tons verdes leves e naturais. As cores permeiam os mobiliários, paisagismo e paredes, criando de forma bastante harmônica uma transição entre os materiais do piso e elementos em madeira que compõe o ambiente. Destaque para a pintura em degradê nas paredes, em uma paleta de tons verdes, que criam por si só uma paisagem que abraça todo o espaço. São quatro tonalidades nesse efeito decorativo: Retiro Tranquilo, Vila Italiana, Pomar de Maçãs, Sálvia de Verão.

Um lar para apertar o pause, por Cilene Lupi 
 
Foto: Rafael Renzo

Um espaço para desconectar, recarregar as energias, respirar. Essa foi a premissa da arquiteta Cilene Lupi ao projetar o ambiente com 88 m², que conta com sala, cozinha, espaço gamer, varanda e dormitório que resgatam a essência e memórias afetivas da personagem. Foi pensado para ser o lar de uma jovem da geração Z, que busca resgatar sua essência, seu passado, ao mesmo tempo em que olha para o futuro e todas as possibilidades.

O universo dos games ocupa o espaço central do ambiente, e chama a atenção pela cor Lápis Preto e pela arte de Raquel Gorzalka, um mural que remete à estética dos games e da fantasia, em um experimento de cores e mistura de tintas que se conecta ao restante do projeto. Mas outros espaços também ganham destaque. As cores do espaço refletem calor, intensidade, luz, aconchego. As paredes curvadas têm o efeito Velvet na cor Cinza da Manhã e contrastam com outras paredes, que ganharam iluminação e o tom Âmbar Terroso, integrando a vegetação e criando um espaço de conforto e tranquilidade para a gamer, após a adrenalina dos jogos, em um equilíbrio perfeito em seu refúgio particular.

Praça do Polinizador, por Luciano Zanardo 
Foto: JP Image

A Praça do Polinizador marca a quarta participação do paisagista na CASACOR. Obras de arte, móveis com suaves curvas e uma composição de plantas ornamentais transformam o jardim de Luciano Zanardo num grande living natural, emoldurado pela iluminação abundante das janelas do Conjunto Nacional. Com a proposta de compartilhar o conhecimento e, por consequência, o processo de conscientização, o jardim com 100 m² trata de uma questão pouco abordada na sociedade: a polinização.

Nesse ambiente que convida o visitante à contemplação, Zanardo apostou em formas orgânicas, geométricas e cores vibrantes, que se fundem aos elementos naturais. As paredes foram pintadas de Azul Pólen, cor desenvolvida exclusivamente pela Coral para seu projeto. Além da escultura Insetos de Leopoldo Martins, outro toque de arte é o Tríptico Asas, confeccionado em aço e instalado na parede Azul Pólen, em mais uma parceria exclusiva da Coral com o paisagista Luciano Zanardo.

Morada do Samba, por Marcelo Sallum 
Foto: Divulgação/CASACOR SP

Depois de criar um ambiente em homenagem a Atilio Baschera e Gregorio Kramer, na Casa Coral, em 2022, o novo desafio de Marcelo Salum na edição atual é valorizar as culturas africana e brasileira, tendo como ponto de partida o samba e como principal parceira a Casa Riachuelo.

Como característica do trabalho de Salum, o destaque desse espaço é a mistura de cores e produção cheia de detalhes, artes, esculturas e objetos que ajudam a contar a história do ambiente. A paleta de cores que pintam tetos e paredes, auxiliando a dar personalidade a esse ambiente, contam com os tons Canto da Toscana, Manhã do Deserto, Calor do Deserto, Sereno da Noite, Grande Metrópole e Relva Verde.

Casa Araxá, por José Navarro  
Foto: MCA Estúdio

Marcado pela construção de uma residência completa, o espaço desenvolvido por José Navarro em sua estreia na CASACOR apresenta uma releitura da beleza de crescer em um ambiente cheio de valores e tradição, mas com uma visão contemporânea da casa mineira: ao mesmo tempo aconchegante e funcional. Os itens de decoração presentes são referências de toda a sua vida, com algumas peças trazidas diretamente da residência de seus avós.

Todo o conceito do ambiente é construído em uma base neutra. Para criar uma conversa confortável entre as cores e atmosfera desejada, foi utilizado o tom Meditação, da Coral: o próprio nome já traz a ideia de equilibrar e acalmar o ambiente. E para a parede de destaque, que faz menção às obras do Almicar de Castro que impactam e recepcionam quem chega, foi escolhida a tonalidade Cogumelo Japonês, com efeito em cimento queimado, trazendo peso, textura e movimento para o espaço.

Loft O Reverso do Metaverso, por Brunete Fraccaroli 
Foto: Romulo Fieldini Ambiente

O espaço de Brunete Fraccaroli, arquiteta que faz parte do superelenco de consagrados da mostra, possui cerca de 180m². A fim de servir intencionalmente como inspiração, o projeto tem como ponto de partida o “usar e abusar” das novas tecnologias, a ponto de surpreender, assim como as cores selecionadas. A tecnologia anda lado a lado com o projeto, sendo a novidade desse ano o metaverso. Juntamente com o Amaury Júnior, foi criado um avatar da Brunete, em uma experiência criativa e divertida para interagir com os visitantes.

Na busca do trazer a sensibilidade e emoções humanas, a arquiteta apostou em tons quentes, a fim de expressar e transmitir visualmente, a partir das cores Nascer do Oriente e Passo da Dançarina, uma alta energia, acolhimento e alegria. Além disso, é colocado como parte da composição do projeto elementos que remetem ao afeto, tolerância, tema proposto da CASACOR.

Sobre a AkzoNobel

AkzoNobel

Fornecemos tintas e revestimentos sustentáveis e inovadores nos quais nossos clientes, comunidades – incluindo o meio ambiente – demandam cada vez mais. É por isso que tudo o que fazemos começa com Pessoas. Planeta. Pintura. Nosso portfólio de marcas de classe mundial - como Coral, International, Sikkens e Interpon - tem a confiança de clientes em todo o mundo. Atuamos em mais de 150 países e buscamos nos tornar líderes globais da indústria. É o que você esperaria de uma empresa de tintas pioneira que está comprometida com metas baseadas na ciência e tomando medidas genuínas para enfrentar os desafios globalmente relevantes e proteger as futuras gerações. Para obter mais informações, visite www.akzonobel.com. © 2022 Akzo Nobel N.V. Todos os direitos reservados. AkzoNobel Fonte e foto: divulgação

Sobre a CASACOR

Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a mais completa mostra de arquitetura, paisagismo e design de interiores das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2023 chega à sua 36ª edição em São Paulo, com 17 praças nacionais (Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Ribeirão Preto e Tocantins), e mais quatro internacionais (Miami, Bolívia, Paraguai e Peru).

Instagram: CASA COR @casacor_sustentavel

Facebook: facebook.com/casacor_oficial

Site: www.casacor.com.br


___________________


Celmar traz a singularidade da marcenaria em sua estreia na CASACOR São Paulo

A Celmar Móveis, referência brasileira na indústria moveleira, estreia em CASACOR São Paulo com mobiliários que revisitam técnicas de atelier, aliadas a tecnologia e funcionalidade para moradias.

Loft Celmar - Très Arquitetura  foto Denilson Machado

A marca que traz em sua trajetória inovações que definiram o conceito de mobiliário planejado no Brasil, reúne em seu espaço assinado pela Très Arquitetura, uma revisitação de peças icônicas da década de 1950 e linhas presentes em projetos nacionais e internacionais. O Loft Celmar apresenta em 120m², uma marcenaria personalizada e bem estruturada para espaços como cozinha, quarto, living, banheiro e varanda. Com uma paleta acolhedora, de tons terrosos, rosados e brancos, traz a poesia do corpo-morada, personificada na figura e cores do aruá-do-mato, caramujo que leva consigo sua casa por onde quer que vá.

Loft Celmar - Très Arquitetura   fotos:: Denilson Machado

Na entrada, painéis de muxarabi, executados pela Celmar, conferem um conforto visual ao espaço. No living, o teto inclinado e as texturas na parede enfatizam a marcenaria personalizada e bem estruturada, ressaltando a atmosfera de acolhimento em acabamentos amadeirados.

O aconchego das madeiras clara Nogueira Thar e a escura Nogueira Vêneto, junto com a Laca Rosa Queimado, trazem um destaque para o pórtico que engloba o quarto, banheiro e a cozinha. No quarto, o armário embutido é apresentado em uma releitura do mobiliário lançado pela Celmar, nos anos 1950. A peça que marcou o segmento pela inovação, chega revisitada pelo olhar das profissionais em cores, tecnologias e acabamentos exclusivos para esta edição da mostra. Na cozinha, a sensação de bem-estar é ampliada pela funcionalidade e estética apurada dos armários Celmar, com sistema de abertura eletrônico sensível ao toque.

Marcela Penteado         fotos: Renato Navarro



Marcela Penteado, com estilo cosmopolita traz a sofisticação e a funcionalidade do lifestyle paulistano, aliada a uma proposta de relaxamento. A marcenaria Celmar foi pensada para dar a ideia de linearidade ao espaço íntimo, em composição com o piso. Desta forma, a madeira Capadócia, com tonalidade mais sóbria, ressaltou o espaço destinado a suíte e closet. Da cabeceira da cama até o pórtico de acesso ao closet e lavabo, a paginação intercalada trouxe uma estética personalizada. Portas pivotantes ocultas com abertura ao toque, se abrem para o closet Linha Fitto, com iluminação em LED nos acabamentos Nude e na madeira que se sobressai pelo projeto.

Cozinha Funcional - Bruno Moraes   fotos: Guilherme Pucci

A Cozinha Funcional de Bruno Moraes se apresenta como um espaço vivo, com soluções que fazem da marcenaria, um elemento fundamental para viver experiências. O armário e a bancada trazem um estilo provençal revisitado com a Linha Sarzedas da Celmar. Em tonalidade rosa antigo, ganham os puxadores Zen Manico Di Coltello, em Red Gold escovado, que reforçam a proposta estética. Pensado para ampliar a funcionalidade, o armário conta com uma cristaleira que abriga um fundo falso, com estrutura de passa pratos, para ocasiões de recepções, integrando dois ambientes. Para não comprometer a circulação no espaço pela abertura de uma porta tradicional, o projeto personalizado traz uma ferragem especial em corrediça que encaixa a peça no mobiliário, deixando-a imperceptível entre a marcenaria, para recuo ou avanço, e fechamento no encaixe da dobradiça, após o uso.

Caixas madeiradas no acabamento Atacama revestem as pilastras e formam as portas escamoteáveis com perfil champagne e vidro incolor. O mesmo padrão cria os brises feitos sob medida, especialmente para o espaço. A ideia de casa que respira como a pele, em referência ao tema corpo e morada, foi personificado no projeto de marcenaria. Pinos nas extremidades de cada peça dão total liberdade de movimento para que as madeiras possam permitir maior integração com o espaço externo ou privacidade.

Casa LG - BC Arquitetos         fotos: Denilson Machado
Na Casa LG, a BC Arquitetos traz em 300m2, a ancestralidade presente em referências de moradias primitivas. Cores e texturas se misturam a soluções hightechs e a mobiliários Celmar, que colaboram para dar o tom estético, artístico e funcional aos espaços.  Destaque para marcenaria executada na ampla estrutura quadriculada que adorna a parede em ponto central do projeto. Os nichos, na tonalidade matizada de marrom terroso, e se estendem ao teto e recebem leve iluminação.

A cozinha traz portas com abertura oculta em tom marrom terroso e Etna, também aplicado no living. No dormitório, bancadas e gaveteiros no modelo bisotê seguem o padrão de cor ligado a terra e ancestralidade.

Casa Araxá - Navarro Arquitetura  fotos: Denilson Machado

A Casa Araxá, projetada pela Navarro Arquitetura traz para uma residência completa, uma releitura de ambientes tradicionais, combinada a uma visão contemporânea da casa mineira. Aconchego e funcionalidade estão presentes em itens de decoração e na marcenaria executada pela Celmar.

A cozinha traz armários com portas cava exclusivas no acabamento madeirado Caramello. Portas basculantes frisadas, nichos e paneleiros, assim como a estante, seguem o acabamento Color Matte cor Onix que dá o tom de modernidade. A suavidade da madeira também compõe a cama desenvolvida para o projeto e reveste teto e colunas. No jardim, divisórias com perfis em bronze e aplicação de vidros canelados e madeira, adoram a área externa.


______________________

Começa nesta quarta-feira o maior encontro das indústrias da construção modular brasileira

Expo Construção Offsite acontece no Sambódromo do Anhembi até o dia 03 de junho

Casas inteligentes e sustentáveis, domo geodésico, construções em contêineres, microcasas, fachadas e banheiros prontos estão entre os destaques.


Após três edições bem-sucedidas e o hiato de um ano devido à pandemia do novocoronavirus, a ECOS chega a sua quarta edição, com um aumento cinco vezes maior desde a sua estreia no calendário de feiras e eventos na cidade de São Paulo. Atualmente a Exo Construção Offsite conta com cerca de 100 marcas que apresentam, durante os quatro dias de evento, soluções inovadoras para os mais diversos tipos de obras, como estruturas em aço, construção em contêiner, sistemas de fachada, revestimentos e soluções tecnológicas para a redução resíduos, água e energia elétrica.

O evento acontece a partir desta quarta-feira (31/05) no sambódromo do Anhembi e contará também com mais de 30 horas de palestras com os mais expressivos especialistas do setor no Brasil e exterior, além de uma escola de formação técnica que irá operar simultaneamente durante toda a ECOS 2023.

O mercado da construção civil no Brasil está se reformulando com a expansão da construção modular offsite, Explica Marcos Bueno, CEO da ECOS 2023. Temos acompanhado, desde a pandemia da Covid 19, a construção de hospitais de alta qualidade e em prazo recorde, e a expansão deste método construtivo que proporciona ao poder público mais previsibilidade na entrega das construções. Um exemplo recente é a reconstrução da Vila Sahi, em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, onde serão construídos 30 prédios com 16 unidades cada e mais 38 casas, totalizando 518 unidades habitacionais. Toda esta obra ficará pronta em seis meses, prazo bem menor do que os usuais três anos utilizados na construção tradicional.

Distribuída em uma área de 25 mil m², a ECOS proporciona ao visitante a experiência de conhecer projetos inéditos e ainda obter informações sobre novas tecnologias e serviços. Entre os modelos habitacionais disponíveis para a visitação, destacam-se:


Domo Geodésico (Cúpula mística): A estrutura de 50m² é inspirada nas leis da geometria sagrada de Pitágoras há mais de 3.000 anos, e apresenta a proporção áurea, uma constante matemática que representa estética, beleza e harmonia. A cúpula ainda conta com a quintessência, que muitos místicos afirmam ter sido criada por Deus. Composta por painéis côncavos, a cúpula é um ambiente cheio de energia, alinhada com a harmonia do universo, segundo muitos crentes e místicos. Cada painel é feito com alta tecnologia de espuma de PU composta, feita de materiais reciclados à base de óleo vegetal, garantindo praticamente zero carbono. Além disso, a cúpula pode ser facilmente montada por apenas duas pessoas, e realocada de forma rápida e prática, tendo a vantagem de ser "autoportante" devido às suas paredes e cobertura convexas, sem vigas, postes ou fundações. O projeto é assinado pela empresa Mammoth Estrutures.

Chalés para hotelaria: O chalé projetado pelo arquiteto Breno Lima para a Moduz Construção Modular foi pensado para ser um espaço para curtas estadias. É feito de estrutura tubular metálica com fechamentos em steel frame e dimensões de 3,00m por 6,00m e altura de 3,50m.

Banheiro químico premium: A novidade para o setor de eventos e festas é o banheiro de luxo para locação da CMC Módulos, que na versão modular ganha em inovação, leveza, sustentabilidade, autonomia, conforto e luxo, mudando definitivamente o conceito de banheiro químico.

Bar com cozinha industrial e coworking: o espaço bar é construído em dois andares e possui uma cozinha industrial acoplada, que pode ser uma solução importante para um franqueado que pensa em expandir rapidamente seu negócio. Outro projeto diferenciado é o espaço coworking, entregue decorado com estações de trabalho. Seguindo a linha dos produtos prontos, fachadas e quartos de hotéis prontos também marcam presença. Todos os projetos também são da CMC Módulos.

Microloft - Sistema construtivo de usinagem em 3d com dimensões de 3,4m de altura, 2,6m de largura e profundidade 5,5m. O módulo opera com o sistema plug and play, onde basta apenas um local seguro para acomodá-lo e, em cerca de 15 minutos, já está apto para utilização. O projeto é capitaneado pela empresa Nano1.

Casa Container com dois andares: Projeto residencial todo em container marítimo modelo Reefer com um quarto, sala e cozinha conjugadas e banheiro totalizando 100m². O projeto é capitaneado pela empresa Prime Containers.

O evento ainda contará com mais de cinquenta projetos prontos para visitação

Expo Construção Offsite terá 30 horas de palestras ministradas pelos mais representativos especialistas do mercado financeiro e da construção offsite

Como nas edições anteriores, a ECOS apresenta em 2023 um robusto seminário com especialistas representativos do mercado financeiro e da construção offsite. A CICOS - Conferência Internacional da Construção Offsite contará com 24 palestrantes que, juntos, entregarão cerca de 30 horas de conteúdo sobre o cenário da construção modular no mundo. Os participantes terão a oportunidade de conhecer as últimas tendências do setor e de como a tecnologia está sendo aplicada para atender às demandas crescentes por habitação acessível e sustentável. Também poderão se conectar com empresas líderes e seus principais representantes para discutir questões como a crise habitacional em várias partes do mundo e o papel da construção modular neste cenário.

Entre os principais nomes estão: Ewelina Wozniak-Szpakiewicz, CEO da DMD Modular e vice-presidente do Conselho Europeu do Modular Building Institute, autora de inúmeras publicações, incluindo 3 livros, Ewelina atraiu a atenção mundial para a DMD Modular com projetos em Nova York, Holanda, Reino Unido e Dinamarca; Alejandro Montoya, doutor em engenharia pela Technische Universität München, Munique, Alemanha, professor da UPB Universidad Pontificia Bolivariana Medellín, Colômbia e diretor do Programa de Transformação Urbana Suíça-Colômbia / UPB Medellín; Lino Cezza, sócio na empresa Albabath S de RL de CV, Cidade do México, México, empresa especializada na produção de casas de banho pré-fabricadas para hotéis, hospitais, edifícios residenciais e cruzeiros, atua no México, Caribe, Panamá, Argentina, Chile, Peru e Brasil; Mario Yañez, engenheiro civil estrutural pela Universidad de Chile, mestre em projeto sísmico de edifícios pela Universidad Mayor de Chile e professor associado pesquisador da Universidade Central do Chile; Pablo Domecq, arquiteto pela Universidade de Buenos Aires e membro da equipe de gestão e coordenação do projeto de construção modular ECOSAN, participou em mais de 100.000 m² de construções modulares de diferentes escalas e tipologias, incluindo 60 hospitais, edifícios educacionais, esquadras, escritórios, prisões, residências, bancos e laboratórios de alta complexidade. Pedro Virmond Moreira, sócio-fundador da Tecverde Engenharia, é arquiteto com experiência no desenvolvimento e coordenação de projetos residenciais de diferentes escalas, com foco na produtividade e sustentabilidade dos projetos. Ricardo Amorim, economista mais influente do Brasil segundo a Forbes, é influenciador brasileiro no LinkedIn e ganhador do Prêmio iBest de Economia e Negócios.

A CICOS ocorrerá durante a Expo Construção offsite, os ingressos estão disponíveis para compra online e as vagas são limitadas."

Para mais informações acesse: https://www.conferenciacicos.com.br

Evento contará com uma escola de treinamento para profissionais do setor de construção modular

A Escola Expo Offsite em sua terceira edição irá oferecer treinamentos inovadores e práticos para a construção de projetos modulares. Com a crescente demanda por soluções habitacionais rápidas, sustentáveis e acessíveis, a escola tem como objetivo capacitar profissionais para atender a essa necessidade em constante crescimento. Os cursos são ministrados por profissionais experientes do setor, e engenheiros renomados. Durante os quatro dias de evento os participantes aprenderão sobre produção e montagem de painéis de light steel e wood framing, e acompanharão a montagem de espaços de coworking, gamer e maker. O treinamento da Escola Expo Offsite é inédito, acontece apenas durante a ECOS e visa capacitar a próxima geração de profissionais do setor modular. Podem participar do treinamento profissionais da indústria modular, estudantes do setor de construção civil, empreendedores e entusiastas da construção offsite. Para adquirir os cursos acesse: https://www.sympla.com.br/evento/treinamento-vip-construcao-modular-na-pratica/1866495?

https://www.sympla.com.br/evento/treinamento-vip-construcao-modular-na-pratica/1866495?_gl=1*cp2sep*_ga*MTQyMDYyOTczLjE2Mzc2OTA0MDA.*_ga_KXH10SQTZF*MTY3NTI2MjAzMy4xNTUuMS4xNjc1MjYyMTM2LjAuMC4w

Vale a pena Conferir!

Av. Olavo Fontoura, 1209 - Santana, São Paulo – SP

Entrada: Gratuito

_____________


Capa: Casa Vogue traz projeto residencial de Patrícia Anastassiadis

Interiores e arquitetura se conectam com maestria no recanto de um casal que vive entre São Paulo e Londres


Capa da edição deste mês de Casa Vogue, o apartamento idealizado pela arquiteta Patricia Anastasssiadis marca a volta da profissional à arquitetura residencial, que havia tempos não praticava. Embora o design de mobiliário e os projetos internacionais de hotelaria tenham se tornado, na última década, dois grandes eixos do seu trabalho, um lema permeia tudo o que é de sua autoria: “Apenas a escala muda”. Frente a essa máxima, para a arquiteta, o trabalho do profissional de arquitetura envolve orquestrar as relações entre a cidade, a rua, o edifício e o morador.

Em uma rua tranquila do bairro Alto de Pinheiros, em São Paulo, o imóvel de 350 m2 pertence a um casal de empresários brasileiros que se divide entre temporadas em Londres e no Brasil. Em comum acordo, ambos decidiram que à medida que a temperatura começasse esfriar em um continente, era hora de partir para outro, e assim tem sido feito.

A localização do imóvel foi o elemento-chave do encantamento. “A planta e a luz são ótimas, a vista é absurda, não parece que você está em São Paulo, e sim flutuando sobre as árvores. O fato de Patricia ter projetado também o prédio e possuir um corpo de trabalho que admiramos, além de ser uma pessoa acessível, que escuta suas necessidades e contorna os problemas com muita gentileza, nos levaram a escolhê-la para os interiores”, conta Beatriz, proprietária.

Um aspecto importante desta obra é mencionado pela arquiteta: este é o primeiro projeto com envolvimento de seu filho, o arquiteto Felipe Anastassiadis. “Foi a primeira vez que peguei um processo inteiro, da concepção até a acomodação das flores no vaso”, aponta Felipe.

 Diante de uma coleção com obras de Alfredo Volpi, Lygia Pape, Tarsila do Amaral, Waltercio Caldas e Richard Serra, a turma do Anastassiadis – que inclui a arquiteta e sócia, Priscila Raffaini Payá, à frente dos projetos de interiores do escritório – foi precisa na composição com o design autoral. “Eles têm apreço pelo vintage, gostam do mobiliário dos anos 1970 e da estética japonesa contemporânea. Procuramos trazer personalidade e sugerimos o desenho de Isamu Noguchi para as luminárias. Não conheciam e viraram admiradores”, conta Felipe.

“Existe esse empenho em abrir o olhar dos moradores para a ideia de que a casa deve refletir o espírito da vida deles”, explica Patricia. Mais do que a entrega de um projeto, o que importa, para ela, é a atualização corrente de ideias. “Uma linha coesa nos traz a peça certa, não 300 opções. Esse caminho cansa, mas nos torna mais fortes”, finaliza.

__________________________

Construção Modular: 

São Paulo sediará a maior feira do setor entre os dias 31 de maio e 3 de junho no Sambódromo do Anhembi

Casas inteligentes e sustentáveis, domo geodésico, inspirado nas leis da geometria sagrada de Pitágoras, construções em contêineres de alto padrão, microcasas, fachadas e banheiros prontos estão entre os destaques.

conceito modular      fotos divulgação

A Expo Construção Offsite (ECOS) nasceu em 2019 como uma iniciativa pioneira na construção civil, reunindo em um só espaço as principais empresas do setor modular com suas soluções inovadoras para a construção fora do canteiro de obra.

A ideia surgiu a partir da percepção de que a construção civil brasileira caminhava para transformações importantes, entre elas o aumento da demanda por projetos mais sustentáveis, rápidos e eficientes. A construção offsite, método que envolve a fabricação de módulos construtivos em fábricas, já vinha há décadas, principalmente fora do país, mostrando-se como uma alternativa promissora para atender a estas necessidades. Confira Aqui! 

Nenhum comentário:

DESTAQUE

CONSTRUÇÃO MODULAR

São Paulo sediará a maior feira do setor entre os dias 31 de maio e 3 de junho no Sambódromo do Anhembi Casas inteligentes e sustentáveis, d...

Confira mais no VITRINE