GASTRONÔMIA

CRS Brands
Cereser Frizée esteve presente na Bijóias SAVAGE 81ª 2018
com seu espumante refrescante, um sucesso!


Os convidados da Feira degustaram a deliciosa sensação da Cereser Frizée. A bebida à base de sidra (bebida alcoólica espumante feita com maçã), misturada com fermentado de uvas e sabores de frutas fez o maior sucesso. 

______________

"O café e o design do piso Home & Acessórios refletem, com modernidade, a experiência de luxo que a grife quer oferecer", conta Reed Krakoff, chief artistic officer da Tiffany & Co. "O espaço é experimental e experiencial - uma janela para o novo momento da Tiffany".

A decoração incorpora detalhes industriais, que reforçam o trabalho manual e artesanal da marca, além das heranças da Tiffany. Toques diferenciados convivem harmoniosamente ao lado dos acabamentos únicos, como mármore e pedra amazonita, refletindo como a nova coleção Home & Acessórios se encaixa no luxuoso cotidiano da joalheria.



A escada que leva ao quarto andar traz um lustre, que é uma instalação artística de quase 15 pés de altura, criado pela dupla de designs franceses Ronan e Erwan Bouroullec. O corredor é cercado pela letra “&” caligrafada e desenhada à mão, retratando o design e mood da nova coleção Home & Acessórios.

 Um retrato de Charles Lewis Tiffany (CLT) foi encomendado e criado com 8 mil parafusos pintados a mão, dando um toque contemporâneo ao espaço. O “Azul Tiffany” aparece em cada canto deste projeto, inclusive no design do café. O Blue Box Café serve clássicos americanos feitos com ingredientes de melhor qualidade e de origem regional. O menu simples - que mudará conforme as estações – terá a cara da cidade de Nova York, reinventado para ser exclusivo, assim como a Tiffany. A configuração do espaço é convidativa, a comida inspiradora, atendendo clientes que sempre sonharam em poder tomar o verdadeiro “Breakfast at Tiffany”.  O novo piso Home & Acessórios foi inaugurado no dia 1º de novembro e o The Blue Box Café, no dia 10 de novembro, e fica aberto durante o funcionamento da loja.

Sobre a Tiffany&Co.

Fundada em Nova York em 1837, Tiffany & Co é a joalheria mais prestigiada do mundo e berço do design americano. Uma grife icônica, com uma herança rica e histórica, a Tiffany & Co. é uma empresa global, que fabrica e vende joias e acessórios de luxo, em mais de 300 lojas em 28 países.

__________

Devassa apresenta sua nova Tropical Lager, uma puro malte pensada para o clima brasileiro

Com diversos atributos do segmento premium a marca também passou por relevantes mudanças no layout e posicionamento, que convidam o consumidor a sentir o clima. O apresentador do Vitrine Fashion, Caetano Zonaro foi conferir as novidades do evento no Decameron em São Paulo.
Além de apostar na versão puro malte, a marca também passou por mudanças no layout, que convidam o consumidor a sentir o clima tropical 
Na última quarta-feira (8), a Brasil Kirin anunciou o reposicionamento da marca de cerveja Devassa.  A empresa abandonou a fórmula mais popular da bebida, apostando agora na versão premium, feita com puro malte tropical lager e sem adição de outros cereais como milho e arroz.

Nascida e criada na cidade do Rio de Janeiro, mas reconhecida pela qualidade em todo o Brasil, a cerveja Devassa, marca da Brasil Kirin, uma das maiores empresas de bebidas do país com tecnologia japonesa, passa por uma grande evolução em 2016. Com a descontração e autenticidade do lifestyle tropical no seu DNA, Devassa apresenta um novo líquido puro-malte tropical lager, layout premium e posicionamento.

Para direcionar a mudança, durante os dois últimos anos a marca passou por uma série de estudos e pesquisas, conduzidos pela consultoria de Martin Lindstrom, top 20 das pessoas mais influentes do mundo (Fonte: Revista Time), que possibilitaram resgatar seus principais atributos e características. O resultado será visto a partir do mês de junho em todo o Brasil: uma nova cerveja, com embalagem premium, excelente custo X benefício e um conceito que propicia um cenário genuinamente tropical. Tudo isso com a assinatura “Sente o Clima”, que revela este estilo de vida no qual Devassa está inserido.
Marcello Macedo, o Cello, um dos fundadores de Devassa e Minás Vourodimos, Vice-Presidente de Marketing da Brasil Kirin.
“Queremos que nossos consumidores vivam o que a luz do dia e a vida outdoor têm para oferecer, consumindo uma cerveja que combina perfeitamente com este estilo de vida. A ideia de sentir o clima foi pensada propositalmente de forma ambígua, pois queremos que o consumidor sinta com os amigos o clima de descontração enquanto curte e sente o nosso líquido tropical", ressalta Minás Vourodimos, Vice-Presidente de Marketing da Brasil Kirin.

Mudanças
A primeira e principal novidade da marca é o líquido, que passou por uma significante mudança. A partir de agora, Devassa será uma tropical lager puro malte, trazendo as principais características de uma cerveja desse estilo, porém adaptada para o clima tropical brasileiro: refrescante, saborosa, equilibrada, com excelente “drinkability” e feita com os melhores ingredientes. Já a embalagem do produto trará elementos de uma cerveja premium, como o formato sleek que é inovador na categoria, a presença de verniz táctil, staniol e rótulo da garrafa diferenciado. Uma qualidade que se vê e se sente.

Em relação ao posicionamento, Devassa vai resgatar sua origem e será a opção ideal para o clima tropical brasileiro. A irreverência e descontração serão características presentes no dia-a-dia da marca, que irá propor um estilo de vida tropical - um jeito leve de viver, mais outdoor, cheio de misturas – em todas suas comunicações. Esse é um convite ao consumidor para experienciar a marca.
Outro grande diferencial é o custo benefício que levará aos consumidores. Embora conte com vários atributos de uma cerveja premium, o valor sugerido para os pontos de vendas será de uma cerveja mainstream. Para finalizar, Devassa terá um plano de mídia robusto, com um pacote de iniciativas que prometem gerar engajamento nas redes sociais e anúncios tradicionais em TV, cinema, mídia impressa e mídia externa.

História
Durante a mudança, uma das principais preocupações foi a de garantir o DNA da marca em todas as frentes do novo produto. Para isso, a Brasil Kirin convidou Marcello Macedo, o Cello, um dos fundadores de Devassa, para acompanhar todo o processo.
“Estou muito satisfeito com todas as mudanças, acho que a Brasil Kirin está no caminho certo ao retomar a origem de quando criamos a Devassa há quase 15 anos. A marca tem vocação de ser uma cerveja diferente, mas com apelo ao paladar geral e muita personalidade.”, declara Cello.
Marcello Macedo, o Cello, Minás Vourodimos em entrevista para o apresentador Caetano Zonaro  
Criada em 2002 e incorporada ao grupo Brasil Kirin em 2007, Devassa foi pensada para ser uma cerveja tropical, que se adaptasse perfeitamente ao paladar do brasileiro. A Brasil Kirin trabalhou para trazer de volta essas características.
Zonaro aprovou a nova DEVASSA
Após a coletiva Tiago disse: “Por que me escolheram para apresentar a coletiva, o paulista que interpretou Tim Maia nós palcos, o neto de Silvio Santos que trabalha na Globo, e eu sou uma pessoa meio chato com cerveja, mas a Devassa é leve e desce bem e quero uma geladeira dessas”.
Devassa Sunset
A marca também conta com o lançamento da Devassa Sunset, cerveja produzida com lúpulo especial, que a deixa muito mais refrescante. Com garrafa transparente, que ressalta seu líquido dourado, a cerveja foi desenvolvida especialmente para festas, levando o clima do pôr do sol para o dia inteiro.




Em astral de "SENTE O CLIMA" , Jusssara Calife, Innovation Manager at Brasil Kirin o ator Tiago Abravanel foi o apresentador do evento e o apresentador Caetano Zonaro by Vitrine Fashion.
Após a coletiva o cantor Marcos Coutinho, o (Qinho), compositor da trilha do filme DEVASSA realizou um show para os convidados.

___________________________________

Chef do Hotel Saint Andrews é um dos jurados do Bocuse D'Or, mais importante concurso de alta gastronomia do mundo




Ao lado de Alex Atala e de grandes ícones da gastronomia, o chef André Soares selecionará o profissional que vai representara o Brasil na final continental do concurso, em 2016, no México.
Chef André Soares: requinte gastronômico e pratos exóticos levaram o reconhecido chef ao júri do principal concurso de alta gastronomia do mundo.

O chef Laurent Suaudeau, presidente do Bocuse DOr Brasil (principal concurso de alta gastronomia do mundo), recebe até esta sexta-feira (15), no Rio de Janeiro (RJ), o time de chefs que vão compor o júri principal do evento. E o chef do hotel Saint Andrews, André Soares, está entre eles.
Na ocasião, será escolhido o melhor chef do País para participar da final continental do concurso Bocuse DOr, em 2016,no México. Posteriormente, o classificado também disputará a finalíssima, em Lyon, na França, em 2017.

________________________________________________

Nutricionistas ressaltam a importância dos
alimentos funcionais na prevenção do câncer

Além de oferecer os benefícios nutricionais básicos, há evidências de que os alimentos funcionais auxiliam na prevenção de tumores de mama, próstata, intestino, cabeça e pescoço, dentre outros, principalmente quando o consumo está associado à adoção de um estilo de vida saudável. Dentre os alimentos funcionais se destacam os cereais integrais, leguminosas (feijão, soja etc.), linhaça, brócolis, couve flor, espinafre, tomate, alho, cebola, melancia, morango, goiaba, uva, peixes marinhos, chá verde e castanhas


A adoção de um estilo de vida saudável que inclui dieta equilibrada, prática de atividade física e controle do peso corporal auxilia na prevenção de câncer de mama, próstata, intestino, estômago, pulmão, dentre outros de alta incidência na população brasileira e mundial. Dados publicados pela American Cancer Society -http://bit.ly/1U2M6LW - mostram que um terço de todas as mortes por câncer nos Estados Unidos a cada ano estão ligados à dieta e atividade física, incluindo o excesso de peso ou obesos. No Brasil, segundo o INCA - http://bit.ly/13GiXh8 - observa-se que os tipos de câncer que se relacionam aos hábitos alimentares estão entre as seis primeiras causas de mortalidade pela doença.

Com base nesse cenário, a mensagem do A.C.Camargo Cancer Center no Dia do Nutricionista –  comemorado em 31 de agosto – é a importância de se reforçar o papel da alimentação saudável para a prevenção de câncer. Para tanto, o serviço de Nutrição e Dietética da instituição elenca os principais alimentos funcionais que, segundo as evidências científicas, ajudam a impedir o surgimento dos tumores mais incidentes na população brasileira. Alimento funcional é o alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido como parte da dieta habitual, produz efeitos benéficos à saúde. "Alguns exemplos são os cereais integrais, leguminosas (feijão, soja etc.), linhaça, brócolis, couve flor, espinafre, tomate, alho, cebola, melancia, morango, goiaba, uva, peixes marinhos, chá verde e castanhas", destaca a Supervisora de Nutrição do A.C.Camargo, Fernanda Pires. 
Estes alimentos auxiliam na prevenção de:

CÂNCER DE MAMA E PRÓSTATA – Os alimentos que ajudam a prevenir o câncer de mama são os que contêm licopeno, como frutas de coloração avermelhada, além daqueles que contém vitamina C e E, por conta dos radicais livres, como soja, castanhas, brócolis, couve flor. "A soja tem um papel muito parecido com o hormônio feminino, pois contêm fitoestrógeno", destaca a nutricionista do A.C.Camargo, Ana Carolina Cantelli. Também se destaca o ômega 3, que pode ser encontrado em peixes como o salmão, atum e sardinha. O ômega 3 é rico também em sementes como a chia e a linhaça. O ômega 3 auxilia na prevenção dos tumores de mama e de próstata,  como também ajuda a aumentar o colesterol bom (HDL) e a abaixar o colesterol ruim (LDL). Em se tratando exclusivamente de câncer de próstata, o papel de destaque fica por conta do licopeno, que é encontrado, por exemplo, no tomate, molho de tomate, goiaba vermelha e melancia. 


OUTROS TUMORES – Para a prevenção de tumores de intestino e de reto por meio da alimentação o recomendável é evitar a ingestão de alimentos gordurosos e embutidos, assim como o consumo excessivo de carne vermelha. Por sua vez, é válido dar preferência a alimentos como o chá verde e a soja, além de adotar uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes, que são fontes de fibras. Para a região da cabeça e pescoço, que compreende a boca, faringe, laringe e tireóide, os alimentos funcionais que auxiliam na prevenção são a abóbora e a cenoura (fontes de vitamina A), as frutas cítricas, como o abacaxi, a acerola, o maracujá e a laranja (ricas em vitamina C) e vegetais de cor verde escura, como o brócolis (ricos em vitamina C). A dieta recomendada para auxiliar na prevenção de câncer de estômago deve privilegiar a ingestão de frutas e verduras, principalmente os alimentos fontes de vitamina C, como laranja, limão, acerola, abacaxi e evitar o alto consumo de sal, de alimentos com conservantes e de defumados.


A ingestão de alguns alimentos é um importante fator de risco para desenvolvimento de câncer de esôfago. É recomendável evitar a ingestão excessiva de alimentos em temperatura elevada, muito comum no sul do Brasil, na Argentina e no Uruguai, por exemplo, o consumo do chimarrão. Além disso, a doença de refluxo pode aumentar em 70% o risco de uma pessoa desenvolver câncer de esôfago. Levantamento do A.C.Camargo junto a 120 pacientes com esse tipo de câncer mostra que 40% sofriam de refluxo, doença que atinge cerca de 20 milhões de brasileiros. Comum em pessoas com mais de 50 anos, o refluxo é causado pelo retorno do conteúdo do estômago ou do duodeno ao esôfago. A sensação causada é de azia e queimação no peito ou garganta. Com o contato constante das enzimas digestivas com a parede do esôfago, o órgão passa a apresentar lesões e tecido parecido com o do intestino. As células danificadas por esse processo sofrem mutações e podem se tornar cancerígenas. O tratamento é feito com dietas e mudança de hábitos alimentares. Deve-se evitar a ingestão de café, chá, refrigerantes, bebidas alcoólicas e alimentos com muito molho, principalmente o de tomate, que tendem a piorar os sintomas. É recomendado também que as pessoas não deitem logo após a refeição e mantenham o peso adequado
Em linhas gerais, os alimentos funcionais que auxiliam na prevenção do câncer são os ricos em ômega 3 (salmão, atum, sardinha, chia e a linhaça), em licopeno (tomate, molho de tomate, goiaba vermelha, e melancia), em betacaroteno (cenoura e abóbora), em luteína e zeaxantina (espinafre e couve), em vitamina C (frutas cítricas como laranja, acerola e abacaxi), em isoflavonas (soja e feijão) e em alicina (alho). "Vale ressaltar, no entanto, que os alimentos funcionais devem ser consumidos dentro do contexto de uma alimentação equilibrada, preferencialmente associado a um estilo de vida saudável", destaca Ana Carolina Cantelli.
Sobre o A.C.Camargo Cancer Center -  Instituição privada sem fins lucrativos, criada em 1953 por Antônio e Carmen Prudente, é um dos maiores centros mundiais em prevenção, diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer. De forma integrada e interdisciplinar, atende pacientes vindos de diversas partes do país e exterior.
Em 2012, conquistou a Certificação Internacional pelo Canadian Council for Health Services Accreditation (CCHSA). Também conquistou a certificação ISO 14001, firmando seu compromisso com a responsabilidade ambiental. O selo de qualidade ambiental ratifica que o A.C.Camargo atua de acordo com os rigorosos padrões estabelecidos pela Norma ABNT ISO. Em 2013 foi apontado, pela edição 500 Melhores Empresas da revista IstoÉ Dinheiro, uma das melhores em Saúde e pelo Anuário Valor 1000 uma das cinco instituições mais importantes no segmento de serviços médicos. Também foi eleito a Instituição do Ano pelo Prêmio Saúde 2013, promovido pela Revista Saúde! É Vital.  Em 2014 recebeu o prêmio Valor 1000 pelo melhor desempenho do setor de Serviços Médicos e foi eleito pela sexta vez uma das melhores empresas para você trabalhar do Guia Você S/A Exame.


Receitas com bacalhau para a Páscoa

Confira as receitas maravilhosas de bacalhau para você preparar na Páscoa selecionadas pelo consultor gastronômico CHEF ZABA. Reúna a família, os amigos, prepare nossas sugestões e bom almoço!

Bacalhau cremoso
Sugestão: Yoki
Foto divulgação



Ingredientes:
500 g de bacalhau dessalgado e desfiado;
½ pacote de creme de cebola;
1 lata de creme de leite (300 g);
1 xícara de chá de azeite (200 ml);
1 cebola média cortada em rodelas grossas;
1 pimentão verde pequeno cortado em rodelas grossas;
1 pimentão vermelho pequeno cortado em rodelas grossas;
3 xícaras de chá de grão-de-bico cozido;
10 azeitonas pretas sem caroço cortadas ao meio;
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado (opcional).

Modo de preparar:
Em uma tigela, colocar o bacalhau e cobrir com água.
Deixar de molho na geladeira de um dia para o outro, trocar a água pelo menos duas vezes.
Escorrer, colocar em uma panela, cobrir com água e levar ao fogo para cozinhar por aproximadamente 20 minutos.
Retirar a pele e as espinhas, desfiar e reservar.
Preparar metade da receita do creme de cebola, conforme as instruções da embalagem.
Deixar esfriar, acrescentar o creme de leite e reservar.
Aquecer uma frigideira com o azeite, dourar a cebola e reservar.
Proceder da mesma maneira com os pimentões, usando a mesma frigideira com o azeite.
Fritar o grão-de-bico rapidamente, retirar e reservar.
Por último, fritar levemente o bacalhau e reservar.
Em um refratário, fazer camadas de bacalhau, grão-de-bico, cebolas, pimentões verdes e vermelhos e, por último, as azeitonas pretas.
Despejar por cima o creme de cebola reservado.
Polvilhar com o queijo ralado e levar ao forno médio, por cerca de dez minutos. Servir quente.



Bacalhau Al Mare

Sugestão: Chef Allan Vila Espejo

Ingredientes:
1 ½ kg de bacalhau dessalgado;
200g de batatas cozidas em rodelas;
2 ovos cozidos cortados ao meio;
½ maço de brócolis cozido;
azeitonas pretas a gosto;
azeite a gosto;
pimentão vermelho sem pele e sem sementes a gosto;
1 dente de alho em pedaços médios.

Modo de preparar:
Cozinhar as batatas com um pouco de sal na água.
Colocar o bacalhau dessalgado em uma forma com água e azeite.
Deixar no fogo baixo para cozinhar.
Quando o bacalhau estiver cozido, colocar em uma forma e regar com azeite.
Levar ao forno para gratinar.
Em uma frigideira, colocar um pouco de azeite e deixar aquecer.
Depois, acrescentar o alho e deixar dourar.
Reservar o azeite com o alho.
Em outra panela, acrescentar um pouco de azeite e deixar aquecer.
Depois, juntar as batatas e deixar até que fiquem douradas.
Montagem:
Cortar o pimentão em tiras. Servir o bacalhau com as batatas, o brócolis, os ovos e decorar com o pimentão em tiras. Por último, jogar por cima o alho e o azeite reservado. Decorar com as azeitonas.



Caldeirada de bacalhau
Sugestão: Chef Luis Serra

Ingredientes:
4 postas de bacalhau (cerca de 800 g);
1 cebola;
1 chouriço negro (de sangue);
1 chouriço de carne;
1 couve manteiga;
400 g de batatas;
1 farinheira (enchido típico de Portugal);
4 colheres de sopa de azeite;
2 tomates maduros;
pimenta branca a gosto.

Modo de preparar:
Levar uma panela ao fogo com água suficiente para a caldeirada e deixar ferver (não deve secar para formar o caldo da caldeirada).
Assim que a água ferver, juntar a cebola picada e deixar cozinhar um pouco.
Em seguida, juntar os chouriços inteiros, o negro (que é o chouriço de sangue), o chouriço de carne, a couve cortada grosseiramente (com as mãos) e deixar ferver.
Deixar a couve cozinhar durante uns 5 minutos e juntar à massa.
Passados 15 minutos adicionar na panela as batatas cortadas em fatias (nem muito grossas nem muito finas, com meio centímetro de espessura), o bacalhau dessalgado e cortado em postas pequenas (quadrados) e a farinheira espetada em palitos de madeira para não arrebentar.
Quando a batata estiver macia, adicionar o azeite, que deve ser de boa qualidade, e o tomate.
Temperar com pimenta branca.
Deixar o tomate cozinhar e a caldeirada estará pronta para servir.
Sobre a receita:
Esta receita é originária de Almeirim no Ribatejo, uma região de lezirias (terras circundantes dos rios, planas e alagadas). Uma curiosidade é que, antigamente, esta caldeirada era sempre degustada com colher de pau.


Bacalhau confit com brócolis e batata doce
Sugestão: Casa do Azeite Espanhol


Ingredientes para o bacalhau:
200 g de bacalhau dessalgado;
500 ml de azeite;
100 g de brócolis;
100 g de batata doce.
Ingredientes do alho:
20 g de alho;
30 g de açúcar;
10 g de vinagre.

Ingredientes para os pestos:
Salsinha:
10 g de salsinha;
2 g de alho frito;
20 ml de azeite.
Pimentão:
50 g de pimentão vermelho;
20 ml de azeite.
Azeitonas:
30 g de azeitonas pretas sem semente;
20 ml de azeite.
Modo de preparar o alho:
Fazer um caramelo claro com o açúcar, acrescentar o alho sem casca e por fim o vinagre.
Deixar cozinhar, em fogo baixo, por 30 minutos.

Modo de preparar o bacalhau:
Cozinhar o bacalhau dessalgado no azeite, em fogo baixo até ficar macio.
Cozinhar o brócolis para que fique al-dente. Reservar.
Cortar a batata doce em rodelas e grelhar até que fiquem macias.

Modo de preparar os pestos:
Salsinha:
Bater no liquidificador a salsinha com o alho e azeite. Corrigir o sal e reservar.
Pimentão:
Assar o pimentão no forno até a casca soltar.
Retirar a casca, as sementes e bater no liquidificador com o azeite.
Corrigir o sal e reservar.
Azeitonas:
Bater as azeitonas no liquidificador com o azeite. Reservar.
Montagem:
Montar o bacalhau, os brócolis e a batata doce no centro do prato. Decorar com os 3 pestos e o alho. Servir imediatamente.


Torta de bacalhau
Sugestão: Dona Benta

Ingredientes:
6 ovos;
1 xícara de chá de leite;
1 xícara de chá de óleo;
1 xícara de chá de farinha de trigo com fermento;
50 g de queijo parmesão ralado;
1 pitada de sal.

Ingredientes para o recheio:
200 g de creme de leite;
½ xícara de chá de molho de tomate;
300 g de bacalhau dessalgado e desfiado;
250 g de queijo mussarela ralada;
sal a gosto.

Modo de preparar:
Bater no liquidificador: ovos, leite, óleo, farinha, fermento, queijo ralado e sal.
Reservar.
Em um recipiente, misturar o creme de leite com o molho de tomate e o bacalhau.
Misturar bem até ficar homogêneo.
Colocar a metade da massa numa fôrma retangular média, untada e enfarinhada.
Espalhar o recheio e regar com o restante da massa.
Cobrir com a mussarela formando uma cobertura.
Assar em forno alto (200ºC), preaquecido, por cerca de 20 minutos.



Bacalhau com espinafres e cogumelos
Sugestão: Azeite Gallo

Ingredientes:
8 batatas médias;
2 cebolas;
400 g de lombos de bacalhau dessalgado;
azeite a gosto;
vinagre a gosto;
300 g de mistura de vários cogumelos;
8 dentes de alho;
300 g de espinafres em folha.

Modo de preparar:
Lavar muito bem em as batatas.
Cortar as batatas em rodelas com cerca de 5 mm de espessura.
Descascar as cebolas e cortar em rodelas ou em meias luas finas.
Colocar os lombos de bacalhau num tabuleiro de forno.
Em volta dispor as rodelas de batata e cebola.
Regar generosamente com azeite e salpicar um pouco de vinagre.
Levar para assar em forno moderado durante cerca de 40 minutos.
De vez em quando regar o bacalhau e as batatas com o azeite.
Lavar os cogumelos, enxugar bem e cortar em pedaços.
Passar os dentes de alho no espremedor e dourar no azeite.
Juntar os cogumelos e deixar dourar no fogo alto entre 2 e 3 minutos.
Adicionar as folhas de espinafres e deixar dourar.

Mexer de vez em quando até os espinafres estarem macios.


Bacalhau do Porto
Sugestão: Casa do Azeite Espanhol

Ingredientes:
300 g de lombo de bacalhau dessalgado;
150 g de arroz;
4 buquês de brócolis;
6 batatinhas;
60 ml de azeite;
2 dentes de alho.

Modo de preparar:
Passar o lombo de bacalhau dessalgado levemente na farinha e dourar no azeite.
Assar no forno com azeite durante 15 minutos na temperatura de 180 graus.
Cozinhar os brócolis ao dente, refogar o alho no azeite até dourar e saltear o brócolis.
Adicionar o arroz branco e mexer.
Cozinhar as batatinhas na água com sal grosso por 20 minutos e dourar no azeite.
Servir o lombo do bacalhau acompanhado do arroz de brócolis e as batatinhas.
Regar o prato com fio de azeite e o lombo com azeite e alho dourado.


Bacalhau gratinado
Sugestão: Ráscal

Ingredientes:
1 kg de bacalhau dessalgado e desfiado;
2 unidades de folhas de louro;
1 xícara de chá de leite;
¼ de xícara de chá de azeite;
2 colheres de chá de alho picadinho;
250 g de cebola picadinha;
250 ml de creme de leite;
¼ de xícara de chá de salsinha;
sal se necessário.
Ingredientes para o purê:
700 g de batata descascada em cubos;
2 litros de água;
2 colheres de chá de sal;
50 g de manteiga;
½ xícara de chá de leite fervido;
½ xícara de chá de creme de leite fervido;
1/3 de xícara de chá de parmesão;
uma pitada de sal.
Ingredientes para a farofa de ciabatta:
1 + ½ xícara de chá de pão esfarelado;
¼ de xícara de chá de parmesão ralado;
1 colher de sopa de salsinha picadinha.
Ingredientes para a montagem:
manteiga para untar a fôrma;
todo o bacalhau dessalgado, cozido e desfiado;
todo o purê de batata;
toda a farofa de ciabatta;
um fio de azeite.

Modo de preparar o bacalhau:
Retirar as peles das peças de bacalhau, cortar em pedaços de +/- 6 cm por 6 cm, lavar bem cada pedaço em água corrente e colocar em um recipiente grande. Na proporção de 1/3 de bacalhau para 2/3 de água. Trocar a água às 07h30, às 11h30, às 15h30, às 19h30, às 23h30. Em cada troca, mudar a água 2 vezes. Durantes 2 dias.
Em uma panela colocar o bacalhau, o leite e as folhas de louro, cozinhar e m fogo baixo por cerca de 40 minutos. Escorrer, desfiar o bacalhau, descartar as espinhas e eventuais peles. Reservar.
Em uma panela colocar o azeite, o alho e a cebola, quando ficar translúcida acrescentar o bacalhau desfiado, misturar bem e adicionar o creme de leite. Cozinhar até o bacalhau desmanchar e o creme de leite engrossar. Finalizar com salsinha e reservar.
Modo de preparar o purê:
Lavar e descascar as batatas, cortar em pedaços médios.
Em uma panela colocar a água e o sal, levar ao fogo assim que levantar fervura.
Acrescentar a batata, cozinhar até ficar macia.
Escorrer as batatas e amassar as batatas ainda quentes com um garfo.
Em uma panela colocar o leite e o creme de leite.
Quando levantar fervura desligar e reservar.
Em outra panela colocar a batata amassada, levar ao fogo e acrescentar a manteiga.
Incorporar a manteiga e acrescentar aos poucos o leite e o creme de leite.
Misturar bem e adicionar o parmesão e o sal. Desligar e reservar.
Modo de preparar a farofa de ciabatta:
Cortar o pão em pedaços, levar ao forno preaquecido a 150ºC por 15 minutos.
Esfarelar o pão e acrescentar o parmesão e a salsinha, misturar bem e reservar.
Montagem:
Em uma fôrma passar a manteiga, colocar o bacalhau, o purê de batatas, a farofa de ciabatta e o fio de azeite. Levar ao forno pré-aquecido a 170ºC por 12 minutos.


Canelone ao creme de bacalhau e pesto de espinafre
Sugestão: Abima


Ingredientes para o canelone:
300 gramas de massa para lasanha cozida al dente;
50 gramas de amêndoas laminadas e torradas.
Ingredientes para o recheio:
400 g de bacalhau dessalgado e bem escorrido;
2 colheres de sopa de azeite;
1 dente de alho amassado;
1 xícara de chá de cebola bem picada em cubinhos;
1 colher de sopa de caldo em pó para peixe (1 envelope);
200 gramas de creme de leite UHT (caixinha);
200 gramas de requeijão firme ou cream cheese;
sal, pimenta, noz-moscada e temperos a gosto;
4 colheres das de sopa de cheiro verde picado;
50 gramas de amêndoas picadas.
Ingredientes para o molho pesto:
200 gramas de cream cheese;
1 lata de creme de leite;
½ xícara de chá de folhas de manjericão fresco;
½ xícara de chá de folhas de espinafre cozidas e picadas;
Ingredientes para o molho bechamel:
1 litro de leite frio;
1 envelope de caldo de legumes em pó;
1 xícara de chá de queijo parmesão ralado;
2 colheres de sopa de farinha de trigo;
sal, pimenta do reino, noz-moscada ralada a gosto.

Modo de preparar o recheio:
Dourar o alho e a cebola no azeite.
Juntar o bacalhau e refogar rapidamente.
Desfiar o bacalhau refogado e juntar o restante dos ingredientes.
Levar ao fogo mexendo sempre até ferver e encorpar.
Retificar os temperos, deixar esfriar e rechear os canelones.
Modo de preparar o molho pesto:
Bater todos os ingredientes no liquidificador e reservar.
Modo de preparar o molho bechamel:
Bater todos os ingredientes no liquidificador
Levar ao fogo mexendo sempre até levantar fervura.
Cozinhar por mais cinco minutos.
Juntar o pesto reservado, deixar levantar fervura novamente e desligar o fogo.

Montagem:
Em um refratário, dispor os canelones recheados e sobre eles o molho bechamel. Levar ao forno por aproximadamente 10 minutos. Servir polvilhado com as amêndoas laminadas.


Salada morna de bacalhau com tomate cereja, azeitonas pretas e ovos
Sugestão: Chef Bel Coelho

Ingredientes:
50 g de bacalhau dessalgado e desfiado;
10 g de cebola fatiada;
5 g de alho picado;
20 g de azeitonas pretas sem caroço, picadas;
10 g de tomate cereja, cortado em quatro;
½ ovo cozido com sal, picado;
200 ml de azeite;
50 ml de suco de limão siciliano;
10 g de mostarda dijon;
15 g de mel;
1 folha de alface roxa lola, lavada;
1 folha de alface romana pequena, lavada;
5 folhas de rúcula italiana, lavada;
2 galhos de alface frisée, lavados;
pimenta do reino a gosto, moída na hora;
salsinha picada a gosto;
ciboulette (cebolinha) picada a gosto;
sal a gosto.

Modo de preparar:
Juntar o mel, o suco de limão siciliano, a mostarda, o sal e a pimenta.
Acrescentar o azeite aos poucos até obter uma mistura homogênea.
Reservar esse vinagrete.
Em uma panela, aquecer um pouco de azeite e puxar a cebola até ficar dourada.
Acrescentar o alho e deixar refogar até atingir a cor dourada claro.
Colocar o bacalhau desfiado e mexer constantemente para não grudar no fundo da panela.
Temperar com a salsinha, ciboulette, pimenta do reino e corrigir o sal.
Temperar os tomates com um pouco do vinagrete.
Em um prato grande, dispor as folhas na forma de uma pilha.
Do outro lado e com um aro de metal de 8 cm, fazer camadas de baixo pra cima do ovo cozido, tomate cereja, azeitonas e por fim do bacalhau ainda quente.
Temperar a saladinha de folhas com o vinagrete e servir.


Bacalhau à Assis
Sugestão: Chef Luis Serra

Ingredientes:
4 postas de bacalhau demolhado e dessalgado;
1 kg de batatas;
4 cenouras;
1 cebola grande;
3 colheres de sopa de azeite;
150 g de presunto cru português;
1 pimentão morrone;
7 ovos;
salsa a gosto;
óleo para fritar.

Modo de preparar:
Cortar as batatas e a cenoura em palha e fritar no óleo.
Reservar.
Desfiar o bacalhau ainda cru.
Cortar a cebola em rodelas finas.
Cortar o presunto e o pimentão em cubos pequenos.
Refogar a cebola no azeite.
Adicionar o pimentão e o presunto.
Refogar por 3 minutos e juntar o bacalhau. Deixar refogar muito bem.
Juntar as batatas e as cenouras.
Bater os ovos com a salsa picada e envolver no bacalhau, sem deixar o ovo cozinhar demais, pois deve ficar cremoso.
Servir ainda quente.

Sobre a receita:
Prato típico da culinária portuguesa com origem da Beira Baixa, região interior do centro-norte de Portugal. Esta receita foi criada há alguns anos pelo dono de uma pensão, que, surpreendido, por uma nevasca na Serra da Estrela, teve que disponibilizar os últimos alimentos que lhe restavam para saciar os hóspedes: bacalhau, batata, cenoura, cebola, azeite, presunto, pimentão morrone, ovos, salsa e óleo. Ela é uma variação do famoso “Bacalhau à Brás” mas com um visual muito mais colorido.


Escondidinho de bacalhau
Sugestão: Chef Célia Rabelo

Ingredientes:
500 g de requeijão bem consistente;
200 ml de leite;
30 g de farinha de trigo;
500 g de aipim cozido e processado (mandioca);
500 ml de caldo de legumes;
1 kg de bacalhau em lascas;
6 colheres de sopa de azeite;
100 g de cebola picada finamente;
200 g de tomates sem pele e sem sementes;
25 g de alho picado finamente;
pimenta do reino e sal a gosto;
queijo parmesão ralado a gosto para gratinar.

Modo de preparar:
Ferver o leite em uma panela.
Acrescentar o requeijão e mexa até obter uma mistura homogênea. Reservar.
No liquidificador, bater o aipim (mandioca) com o caldo de legumes.
Despejar esse creme em uma panela e deixar cozinhar até obter uma textura de “cola”.
Limpar os tomates, retirar a pele e as sementes e bater no liquidificador.
Cortar finamente a cebola e o alho e reservar.
Colocar o azeite, a cebola e o alho em uma panela e deixar refogar até que fiquem ligeiramente dourados.
Acrescentar o bacalhau e refogar bem.
Em seguida, acrescentar o tomate batido e deixar cozinhar rapidamente.
Misturar a farinha de trigo com água e colocar na panela que está o bacalhau com o tomate batido para engrossar o molho.
Temperar a gosto com sal e pimenta do reino.

Montagem:
Dispor seis cerâmicas e, no fundo delas, colocar 100 g do creme de aipim (mandioca). Dividir o recheio de bacalhau entre as cerâmicas (aproximadamente 200 g). Sobre o recheio, colocar 100g de creme de requeijão. Salpicar queijo parmesão ralado para gratinar.

Finalização:
Aquecer no forno até que fique ligeiramente dourado por cima e o queijo parmesão ralado ficar gratinado.


Brandade de bacalhau
Sugestão: Chef Fellipe Zanuto

Ingredientes:
1 kg de bacalhau dessalgado;
1 kg de batata Asterix;
4 dentes de alho;
2 cebolas médias;
100 ml de azeite;
50 g de manteiga;
250 ml creme de leite fresco;
salsinha picada a gosto;
cebolinha picada a gosto;
pimenta do reino preta a gosto;
sal a gosto.

Modo de preparar:
Cozinhar as batatas com a casca até que elas fiquem bem macias.
Tirar a casca e amassar bem, para ficarem com a consistência de um purê e reservar.
Em seguida, cozinhar o bacalhau até que os pedaços se soltem e seja possível desfiá-lo delicadamente.
Cortar a cebola e o alho em pequenos pedaços, puxar em uma panela alta com 50 ml de azeite até que a cebola fique transparente, sem deixar o alho queimar.
Adicionar o bacalhau desfiado e misturar bem por aproximadamente 5 minutos.
Adicionar o purê de batatas e o creme de leite. Misturar bem.
Desligar o fogo, juntar com a manteiga e bater a mistura vigorosamente – de preferência com uma colher de pau.
Adicionar a salsinha, a cebolinha, o sal e a pimenta do reino.
Acomodar a mistura em uma travessa refratária.
Cobrir com o restante do azeite e passar por toda a superfície da brandade.
Levar ao forno por aproximadamente 20 minutos.


Folhadinho de bacalhau
Sugestão: Azeite Gallo

Ingredientes:
750 g de lombo de bacalhau dessalgado,
cortado em cubos;
300 g de maçã, cortada em cubos;
10 unidades de massa de folhadinho, tipo Vol-au-Vent;
100 m de azeite;
200 m de creme de leite;
125 g de queijo creme (pode ser requeijão);
100 ml de vinho branco seco;
cebolinha picada a gosto.

Modo de preparar:
Dourar os lombos de bacalhau e os cubos de maçã no azeite.
Em seguida juntar o queijo creme, o vinho branco seco e o creme de leite.
Deixar ferver durante 5 minutos.
Aquecer os folhadinhos e rechear com o preparado anterior, deixando um pouco para fora.
Polvilhar com cebolinha picada. Servir quente.


Gratinado de mariscos e bacalhau
Sugestão: Azeite Gallo

Ingredientes:
400 g de mariscos;
500 g de lombo de bacalhau dessalgado;
100 g de cebola picada;
100 g de alho poro picado em rodelas;
100 ml + 50 ml de azeite;
500 ml de creme de leite;
60 g de farinha de trigo;
100 g de queijo de cabra;
salsinha picada a gosto;
molho de pimenta a gosto;
pimenta do reino a gosto.

Modo de preparar:
Ferver os mariscos e o lombo de bacalhau cerca de 5 minutos, reservando a água.
Escorrer e dourar em 100 ml de azeite, temperando com molho de pimenta.
Preparar o aveludado de marisco e bacalhau, fazendo um refogado com o do azeite, a cebola e o alho poro, adicionando a farinha, que deve ser acrescentada depois de misturada com parte da água da fervura inicial e o creme de leite.
Deixar ferver lentamente cerca de 5 minutos.
Envolver os mariscos e os lombos de bacalhau com o aveludado.
Colocar num refratário, cobrir com queijo cabra partido em pedaços pequenos e levar ao forno para gratinar cerca de 10 minutos.
Quando estiver pronto, polvilhar a salsa e pimenta do reino. Servir bem quente.


Bacalhau ‘espiritual’
Sugestão: Dona Benta

Ingredientes:
1 colher de sopa de manteiga;
½ cebola picada;
1 cenoura pequena ralada;
100 g de bacalhau dessalgado, cozido e desfiado;
1 xícara de chá de leite;
10 colheres de sopa de farinha de trigo com fermento.
¼ xícara de chá de leite (para polvilhar);
queijo parmesão ralado (para polvilhar);
cenoura ralada (para decorar).

Modo de preparar:
Em fogo médio, derreter a manteiga e dourar a cebola.
Acrescentar a cenoura ralada e refogar.
Adicionar o bacalhau, colocar um pouco do leite e deixar refogar.
Dissolver a farinha com fermento no restante do leite.
Em fogo brando, juntar a mistura de leite com a farinha ao bacalhau.
Cozinhar até obter um creme bem homogêneo.
Espalhar em um refratário, regar com o leite e polvilhe o queijo parmesão.
Levar ao forno quente (200ºC), preaquecido, por cerca de 15 minutos para gratinar.
Decorar com a cenoura ralada para servir.


Açorda de bacalhau com tomate
Sugestão: Chef Luis Serra

Ingredientes:
1 posta de bacalhau (200 g);
1 cebola;
300 ml de azeite;
3 colheres de sopa de polpa de tomate;
750 g de pão caseiro ou de 2ª (pão amanhecido);
4 ovos;
sal a gosto.

Modo de preparar:
Cortar a cebola em rodelas e despejar numa panela.
Regar com o azeite e colocar o bacalhau por cima (previamente dessalgado).
Deixar a cebola refogar com o bacalhau por cima.
Quando a cebola estiver dourada, retirar do fogo e lascar o bacalhau, retirando peles e espinhas.
Devolver o bacalhau ao refogado e levar ao fogo.
Regar com um pouco de água, adicionar a calda de tomate e deixar apurar.
Enquanto isso, cortar o pão em fatias.
Introduzir as fatias de pão na panela e deixar absorver bem o caldo.
Bater os ovos com um pouco de sal, juntar à açorda.
Mexer tudo muito bem para impedir que os ovos talhem.
Servir imediatamente.

Sobre a receita:
A açorda é um prato de origem caseira, tradicional do Alentejo, em Portugal. Basicamente, é uma papa de pão amanhecido à qual se acrescentam complementos a gosto de quem estiver preparando: bacalhau, camarão, mariscos, lombo de porco, etc., podendo ser acompanhada de vinho seco, branco ou tinto, dependendo dos complementos escolhidos.


Pataniscas de bacalhau
Sugestão: Chef Luis Serra

Ingredientes:
1 posta de bacalhau dessalgado (cerca de 200 g);
1 colher de sopa de azeite;
1 cebola pequena;
1 xícara de chá de farinha de trigo;
1 ovo;
leite;
limão;
salsa;
sal;
pimenta;
azeite para fritar.

Modo de preparar:
Limpar o bacalhau e desfazer em lascas (tirar a pele e as espinhas).
Colocar para marinar em leite com limão por duas horas.
À parte, preparar um polme espesso (massa de consistência mole) com a farinha, o ovo, a cebola e salsa picadas, sal e pimenta.
Misturar as lascas de bacalhau no polme.
Aquecer uma frigideira com o fundo coberto de azeite.
Quando estiver bem quente, fritar a massa.
Fritar às colheradas, uma colher de sopa de cada vez.
No meio da fritura, virar para dourar dos dois lados.
Colocar em papel absorvente para retirar o excesso de gordura.
Sobre a receita:
Pataniscas de bacalhau é um prato típico da culinária portuguesa com origem na região da Estremadura (não confundir com a estremadura na Espanha). As pataniscas consistem em pedaços de bacalhau desfiado fritas em farinha de trigo, temperadas com sal e, algumas vezes, pimenta e salsa. Na região do Porto, são conhecidas simplesmente por iscas ou iscas de bacalhau. Também podem ser consumidas como petisco, acompanhadas de uma bebida ou num sanduíche.


Penne ao molho de bacalhau
Sugestão: Dona Benta

Ingredientes:
600 g de bacalhau dessalgado;
½ xícara de chá de azeite;
3 dentes de alho picados;
1 cebola grande picada;
1 embalagem de macarrão tipo penne;
1 xícara de chá de azeitonas pretas inteiras;
½ xícara de chá de cheiro verde picado;
1 xícara de chá de creme de leite fresco;
sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparar:
Em uma panela grande com água, ferver o bacalhau dessalgado por 15 minutos.
Escorrer, retirar as espinhas, desmanchar em lascas e reservar.
Preparar o macarrão de acordo com as instruções da embalagem.
Aquecer o azeite e refogar o alho e a cebola em fogo brando.
Acrescentar as lascas de bacalhau e refogar por 5 minutos.
Adicionar as azeitonas, o cheiro verde e temperar com sal e pimenta.
Juntar o creme de leite fresco e misturar.
Escorrer bem o macarrão e incorporar ao molho. Servir em seguida.


Terrina de bacalhau
Sugestão: Marinex

Ingredientes:
2 batatas médias cortadas em rodelas finas;
600 g de postas de bacalhau dessalgadas;
1 pimentão verde cortado em rodelas;
2 tomates maduros, cortado em rodelas finas;
2 cebolas médias, cortadas em rodelas finas;
10 dentes de alho com casca;
½ xícara de chá de azeitonas verdes, cortadas em palitos;
pimenta do reino a gosto, recém moída;
1 ½ xícara de chá de azeite;
sal a gosto.

Modo de preparar:
Colocar uma camada de batatas no fundo de uma terrina.
Intercalar camadas de bacalhau, pimentão, tomate, cebola, alho e azeitonas, temperando cada camada com sal e pimenta-do-reino.
Finalizar regando com azeite.
Levar ao forno frio (não preaquecer) a 180º C e assar, com a tampa, por cerca de 35 minutos.
Fotos: divulgação e reprodução.

_____________________

Chef Arthur Sauer sugere salmão marinado para os foliões no Carnaval
Vencedor do Cozinha sob Pressão, do SBT, ensina prato leve e saudável para a data
 
O chef Arthur Sauer, vencedor da primeira temporada do reality de culinária do SBT Cozinha sob Pressão, sugere um prato bem leve e saudável para os que vão desfilar, brincar o Carnaval ou simplesmente querem uma receita mais light: Salmão Marinado Gravlax com salada. Gravlax é uma palavra sueca, que em português quer dizer ‘salmão enterrado’. Surgiu na Idade Média como uma forma de conservação do peixe, usada pelos pescadores da Península Escandinava, que enterravam o salmão na praia, acima da linha da maré alta, deixando-o fermentar nas areias geladas.

SALMÃO MARINADO GRAVLAX E SALADA
GRAVLAX
Ingredientes:
1 filé de salmão
1 kg de sal
1 kg de açúcar
50 g de pimenta do reino em grãos
15 g de dill picado
Modo de preparo:
Limpe o salmão, divida-o em dois grandes filés e retire os espinhos. Reserve.
Em um bowl misture: sal, açúcar, dill picado e pimenta em grão moída grosseiramente.
Em uma travessa, espalhe uma camada com metade da mistura e coloque o salmão por cima.
Cubra o salmão com o restante da mistura sem deixar nenhuma parte descoberta.
Cubra com papel filme bem fechado e coloque na geladeira por 24 horas.
No dia seguinte, lave bem o filé em água corrente e fatie em camadas finas.
Separe em porções de 100 g de salmão.
SALADA
Ingredientes:
50 g de alface americana
50 g de alface roxa
50 g de raddicchio
40 g de mostarda
15 g de mel
1/8 de limão siciliano
um fio de balsâmico
Modo de preparo:
Lave as verduras, seque e pique com as mãos.
Em um bowl, misture mostarda, mel e um fio de balsâmico. Bata com a ajuda de um fouet.
Modo de Servir:
Sirva o salmão no prato e tempere com o limão siciliano. Coloque a salada por cima e cubra com o molho mostarda.

____________________________

Gluten-free ou NÃO?


As dietas que propõem a restrição indiscriminada ao consumo de glúten têm ganhado espaço na mídia e trazido preocupação aos profissionais de saúde. Em 2012, o Conselho Regional de Nutricionistas (CRN-3) promoveu um encontro científico para discutir o tema e concluiu que a eliminação do glúten na alimentação só deve acontecer diante de um diagnóstico clínico confirmado de doença celíaca, dermatite herpetiforme ou alergia ao glúten. Quando eliminadas tais hipóteses, a restrição deve ser indicada caso haja diagnóstico confirmado de sensibilidade ao glúten (denominada também de intolerância ao glúten – não celíaca).


A conclusão do Conselho Regional de Nutricionistas é certificada pelo Consenso Brasileiro sobre Alergia Alimentar, pela American Dietetic Association, e pelo Management of Celiac Disease in Adults.  Já a recomendação indiscriminada para restrição ao consumo deste nutriente não encontra atualmente respaldo na ciência da nutrição.


Os alimentos que contém glúten fazem parte da base da pirâmide alimentar aprovada pela Universidade de Harvard e pela USP. São eles: trigo, cevada, aveia, centeio e malte. Logo, todas as preparações realizadas com essas matérias-primas, contêm o nutriente.


Por conferir uma elasticidade ideal para o preparo de pães e massas é muito comum nestes alimentos, que geralmente apresentam também carboidratos, vitaminas, fibras e minerais. Além da energia que precisamos para as atividades diárias ou prática de exercícios físicos, ajudam na regulação do intestino e de todo o funcionamento do corpo. Eliminá-los pode trazer consequências negativas para a saúde.


É importante ressaltar que segundo o Guia Alimentar da População Brasileira, o ideal é que seja feito o consumo variado de alimentos dentro de todos os grupos alimentares, ou seja, o que realmente proporciona uma melhor qualidade de vida e perda de peso é saber comer com equilíbrio.

Por Alessandra Godoy - nutricionista - CRN 32498

O próximo domingo, dia 18, é o Dia Internacional do Celíaco. A data, celebrada anualmente no terceiro domingo do mês de maio, tem como objetivo divulgar a doença e chamar a atenção da sociedade para as questões relacionadas ao diagnóstico e tratamento nutricional da patologia. A doença celíaca, caracterizada pela intolerância permanente ao glúten em pessoas geneticamente predispostas, pode se manifestar em crianças, adultos e idosos. Seu único tratamento é a dieta isenta de glúten, que deve ser seguida por toda a vida.

_________________________

Sanduíche Natural de Sardinha com Ervas Finas PARA QUARESMA


Ingredientes:
. 1 xícara (chá) de ricota amassada (140g)
. 1 lata de Sardinha com Ervas Finas Light Coqueiro (125g)
. 3 colheres (sopa) de alcaparras
. 1 xícara (chá) de cenoura ralada na parte grossa do ralador (100g)
. sal a e pimenta do reino a gosto
. 8 fatias de pão tipo integral (cerca de 200g)
. 8 folhas médias de escarola

Modo de Preparo:
. Misture a ricota com o Molho da Sardinha.
. Acrescente as alcaparras, a Sardinha Coqueiro e a cenoura. Misture até obter um patê. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Reserve.
. Para montar um sanduíche, disponha sobre 1 fatia de pão e 2 folhas de escarola. Espalhe o patê e cubra com a outra fatia de pão. Proceda da mesma maneira para montar os outros 3 sanduíches.
. Sirva em seguida.

Rendimento: 4 sanduíches

Tempo de Preparo: 15 minutos

Dica: . Antes de montar o sanduíche, sele as fatias de pão dourando-as numa frigideira antiaderente.

Variação:. Acrescente pepino em conserva picado ao creme de ricota.


A cada dia da Quaresma, uma receita inédita será apresentada no site da promoção COQUEIRO (www.promocaocoqueiro.com.br). As seis melhores receitas serão apresentadas por Rodrigo Hilbert através de vídeos de um minuto.  Informações sobre a promoção podem ser acessadas diretamente no site.
____________________
CASTELO ALIMENTOS reformula a sua linha de balsâmicos



As mudanças incluem a modernização da embalagem dos balsâmicos e aprimoramento do Molho Cremoso a Base de Vinagre Balsâmico
A Castelo Alimentos marca líder no segmento de vinagres com 108 anos de tradição no mercado, coloca nas gôndolas a linha de vinagres balsâmicos reformulada. Os balsâmicos agora contam com rótulos modernos, de cores mais suaves, porém mantendo todas as características deste tempero milenar, produzido pelo processo de fermentação natural do vinho tinto, sem adição de conservantes. O Molho Cremoso a Base de Vinagre Balsâmico Castelo, por sua vez, ganhou, além da embalagem renovada, uma nova formulação. Vale a pena conferir!




_____________

Sanduíche leve de verão 
Molho para salada de baixa caloria Leve Vita dá sabor ao lanche rico em hortaliças


Com a chegada dos dias mais quentes do ano, a estação sugere refeições mais leves com ingredientes típicos do verão. Para quem quer manter a forma e a saúde, a dica da Castelo é um lanche com muita hortaliça e proteína magra.
A receita é temperada com Molho para Salada Mostarda e Mel Leve Vita, da Castelo Alimentos, com apenas 14 calorias por porção e fonte de fibras que auxiliam no bom funcionamento do intestino e a reduzir a absorção de gordura pelo organismo.

Sanduíche de Frango com Cogumelo
Rendimento: 6 porções
Tempo total: 1 hora
Calorias por porção: 188 kcal
Fibra: 11%
Crédito: nutricionista e culinarista Elaine de Araújo para Castelo Alimentos.

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de Azeite de Oliva Castelo
300 g de filé de frango em cubos pequenos
2 dentes de alho amassados
Meia colher (chá) de sal
1 vidro de champignon Castelo cortado em lascas
Meia xícara (chá) de salsão picadinho
1 xícara (chá) de cenoura crua ralada
Meia xícara (chá) de Molho para Salada Castelo Mostarda e Mel
1 xícara (chá) de ricota amassada
Fatias de pão integral ou pão sírio
Folhas de alface para decorar

Modo de preparo:
Aqueça o azeite, refogue o frango com alho e sal até dourar. Retire-o do fogo, deixe esfriar e desfie.
À parte, misture os cogumelos, o salsão, a cenoura e o frango reservado.
Misture o Molho para Salada Castelo Mostarda e Mel com a ricota. Espalhe a pasta formada nas fatias de pão e coloque o recheio.
Leve os sanduíches embrulhados em papel alumínio ou filme plástico à geladeira até o momento de servir.
Enfeite os sanduíches com folhas de alface.

Variações: acrescente 1 xícara (chá) de maçã picada ao recheio. O sanduíche também pode ser preparado com o pão tipo Wrap.
_____________
Edição limitada de Dom Pérignon by Jeff Koons agora no Brasil

 O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, foi palco para o lançamento nacional da edição limitada Dom Pérignon by Jeff Koons. A parceria entre o champagne ícone e o artista foi anunciada no primeiro semestre de 2013 com a revelação da Balloon Venus para Dom Pérignon e em setembro aconteceu o lançamento internacional da edição limitada em Nova York que chega agora ao Brasil.

Após ter criado a escultura Balloon Venus para Dom Pérignon, Jeff Koons transpôs sua criação e redesignou os códigos icônicos da garrafa e estojo de Dom Pérignon inspirando-se nas formas e cores da sua obra.
Esta edição limitada é a expressão da colaboração fundada na visão partilhada do poder de criação e de colaboração. “Ser criativo é tentar expandir as possibilidades”, diz Jeff Koons.

Dentro dos estojos descobrimos dois Vintages: Dom Pérignon Vintage 2004 – intenso elegante e radiante, e Dom Pérignon Rosé Vintage 2003 – vibrante, sedutor e transgressor. Uma promessa de uma experiência ao mesmo tempo divina e profana.

O estojo
O estojo desenhado por Jeff Koons, tanto para Dom Pérignon Vintage 2004 quanto para Dom Pérignon Rosé Vintage 2003, contam com uma concepção cuidadosa das facetas externas e internas. A faceta externa reproduz a Balloon Venus para Dom Pérignon: rosa para o Rosé e amarelo para o Blanc. Pode-se ver o estúdio do artista na superfície refletiva da Balloon Venus, com referência à energia criativa do artista. A imagem é sublinhada pela assinatura de Jeff Koons.

O estojo dá a sensação de se estar diante da Balloon Venus. Abre-se para expor a garrafa, revelando primeiramente um design elaborado que simula o interior iridescente da escultura original feita de aço cromado inoxidável com revestimento colorido transparente. A icônica garrafa Dom Pérignon emerge, exatamente como emerge do corpo da Balloon Venus para Dom Pérignon, enaltecendo a revelação.

A garrafa
A cápsula realça a cor de sua cuvée, Dom Pérignon Blanc ou Rosé, interpretando a tensão entre as cores e a garrafa escura. A garrafa revela um rótulo metálico, criando um contraste entre as cores do artista e o fundo do brasão.

Dom Pérignon Vintage 2004 – R$750
Dom Pérignon Rosé Vintage 2003 – R$1.500
Balloon Venus para Dom Pérignon é uma edição limitada com somente 650 unidades no mundo. Cada peça custa €15.000 e pode ser encomendada por meio de um serviço sob medida, e será criada somente a partir do pedido.


Assista o vídeo do evento:
 Para mais informações visite www.domperignon.com/jeffkoons
________________
UM CHEF DA FUTURA GERAÇÃO PARA O MAIS LUXUOSO E SOFISTICADO PALACIO PARISIENSE

O chef Hans Zahner assume a cozinha do estrelado La Cuisine no Royal Monceau Raffles Paris. Aos 30 anos, este jovem chef traz consigo uma solida experiência gastronômica combinada com vasto conhecimento nutricional.

Nascido em Paris, Hans Zahner deve sua vocação à sua avó de quem herdou muito cedo o gosto pela boa cozinha e o respeito pelos produtos frescos. Aos 14 anos, já com um “toque blanc” nas mãos Hans iniciou sua experiência profissional, trabalhando nas cozinhas de vários chefs renomados da Borgonha e também da região de Lyon. 

Depois de anos trabalhando lado a lado de alguns dos maiores nomes da gastronomia francesa, estava pronto para mais um novo desafio – trabalhar sua própria criatividade a serviço dos mais exigentes paladares neste palácio da nova geração.

O novo menu do La Cuisine elaborado pelo chef Hans Zahner traz uma “cuisine de terroir” sofisticada, porém autêntica com toques leves. Para Hans (um exímio boxeador e corredor de cross country) bem estar e alta gastronomia combinam perfeitamente. Entre seus pratos assinados figuram o delicioso tartar de barriga de atum com caviar “Imperial” da França, geleia de laranja, gengibre e limão: Patas de Caranguejo da baia de Dublin com folha de agrião e fina camada de semolina, ou um delicado linguado de La Rochelle assado com manteiga e mini cebolas, batatas macias e “piperade” de pimenta “ Espelette”.
Bon Appetit!!!



Serviço: 
Menu a La Carte ou de degustação à partir de EU 55 (almoço) e EU 95 (jantar)
Restaurante La Cuisine: aberto diariamente para o café da manhã, almoço e jantar
Informação e reservas:+33(0)1999880 / dining.paris@raffles.com
Le Royal Monceau Raffles Paris – 37 Avenue Hoche 75008 Paris

____________________


Receitas sem adição de açúcar para diabéticos

Doces, chocolates, bolos... Alguns dos alimentos mais deliciosos ainda são vistos como vilões por quem está de dieta ou não pode ingerir açúcar. O que muitos não sabem, entretanto, é que várias receitas estão acessíveis aos diabéticos. No Dia Mundial de Luta contra a Diabetes, celebrado em 14 de novembro, mostramos que com alguns cuidados e adaptações não há restrição para comer bem!
Ingredientes
- 2 claras (80 g)
- 2 colheres (sopa) de tal e qual (6 g)
- 2 colheres (chá) de amido de milho (8 g)
- 5 barrinhas de Chocolate ao Leite Gold picadas (125 g)

Preparo
Em uma panela pequena, junte o Tal e Qual e o amido de milho junto de ½ xícara (chá) de água (100 ml) e leve ao fogo baixo, mexendo constantemente até a mistura ficar em ponto de mingau mole.

Em uma batedeira, disponha as claras e bata até estarem em ponto de neve. Com a batedeira ainda ligada, despeje aos poucos a mistura de amido de milho e tal e qual ainda quente, formando um fio contínuo. Bate por mais 4 minutos ou até que as claras esfriem.

Em uma tigela, junte o chocolate com ½ xícara (chá) de água (100 ml) fervente. Com uma espátula, mexa bem para que o chocolate derreta e se forme uma mistura homogênea. Junte metade das claras ao chocolate derretido e incorpore bem. Em seguida, adicione o restante das claras, e mexa delicadamente com a ajuda de uma espátula, com movimentos de baixo para cima para não retirar o ar das claras em neve.

Unte 8 ramekins (formas para suflê) de 8 cm de diâmetro por 5 cm de altura com margarina e disponha a massa do suflê, preenchendo 2/3 do volume de cada forminha.

Leve-as ao forno pré-aquecido a 180ºC por 15 minutos ou até crescerem a ponto de atingir a borda das forminhas. Retire-as do forno e sirva imediatamente, acompanhando de geleia diet de morangos ou frutas vermelhas.

Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

Informação nutricional (1 porção)
Valor calórico (kcal) 0,00
Carboidratos (g) 0,00
Proteínas (g) 0,00
Lipídios (g) 0,00
Fibras (g) 0,00

Dicas
Diferente do suflê tradicional, esta receita leva basicamente clara e chocolate, o que a deixa bem molhadinha e macia.

Para mais opções e trocar experiências, acesse o Clube de Receitas do Tal e Qual, por meio da fanpage www.facebook.com.br/clubetalequal ou do site www.clubetalequal.com.br

______________________
Mangiare! Hoje Dia Mundial do Macarrão, Espaço Nobre Pizza Bar oferece deliciosas massas
O Dia Mundial do Macarrão foi criado no dia 25 de outubro de 1995, em Roma, na Itália, durante a Wolrd Pasta Congress (Congresso Mundial de Macarrão). E, para comemorar a data, o Espaço Nobre Pizza Bar, no Campo Belo, prepara algumas das mais saborosas receitas da Itália.
Fotos divulgação: Studio Equipe
O ravioli recheado de mussarela de búfala com polpettone (polpettone de filet mignon recheado com pignole, uvas passas, mussarela e molho ao basílico - R$ 50,00).
Já o penne à primavera, (penne ao molho primavera, salteado no alho, azeite, tomates frescos, manjericão e mussarela de búfala - R$ 38,00). E o spaghetti à napolitana, spaghetti ao molho napolitana, salteado no alho, orégano, azeite, calabresa picante e tomates frescos - R$ 37,00).
Para a sobremesa, o delicioso chocolamour é uma ótima opção, composto de sorvete de chocolate, farofa doce, calda de chocolate e chantilly - R$ 25,00).
O restaurante ainda conta com uma carta de vinhos que traz os tradicionais rótulos da Argentina, Chile, Uruguai, Itália, Espanha, Portugal, França, África do Sul, Estados Unidos, Nova Zelândia, Austrália e os nacionais que têm se destacado na produção vinícola.

Serviços:
Endereço: Rua Gabriele D’annunzio, 1.319
Campo Belo / São Paulo – SP
Delivery nos bairros: Campo Belo, Brooklin, Moema, Granja Julieta e Vila Olímpia.
Site: www.espaconobrepizzabar.com.br
_____________________________________
Jantar regado a sugestões deliciosas
Espaço Depósito oferece cardápio Premium com sugestões do Chef, além de carnes nobres, um espaço aconchegante e adega climatizada
Um lugar especial para um jantar com os amigos, família ou a dois. Sugestões do Chef, além de carnes nobres, adega climatizada e uma extensa área verde. O Restaurante Espaço Depósito oferece um extenso cardápio com sugestões do Chef (Cardápio Premium), além de pratos regados a carnes nobres. Deliciosas opções para um bom programa gastronômico. 

Entre as sugestões do Chef estão o Filé Mignon com molho de pimenta verde (acompanha batata tranché e legumes na manteiga), Filé Mignon ao molho mostarda (acompanha risoto de palmito), Filé Mignon ao Funghi (acompanha talharim).

Serviço:
Espaço Depósito
Rua Santo Antônio, 660, Rebouças, Curitiba/PR
Telefone: (41) 3333-5726
Aceita os cartões: Visa (Crédito e Débito), Master (crédito e débito), Dinners, American Express e Ticket Restaurante.
Possui: Estacionamento gratuito para 45 carros, Lareira, Adega Climatizada, Acesso para deficiente físico e banheiro adaptado, Acesso Wi-fi, Espaço para 110 pessoas na parte interna, 60 pessoas na parte externa e quiosques.
Site: http://espacodeposito.com.br

____________________________


Conheça a linha de bolos Zero Açúcar da Sodiê Doces
Linha foi especialmente desenvolvida para pessoas com diabetes ou que possuem dietas com restrição de açúcar
Chocomix  Fotos divulgação
Bolo Aerado, Trufado com damasco, Chocomix com morango... para quem é diabético ou faz alguma dieta com restrição de açúcar, ouvir esses sabores é uma verdadeira tortura. Considerando que no Brasil mais de 10 milhões de pessoas são portadoras de diabetes, a Sodiê Doces desenvolveu uma linha diferenciada para atender esses clientes especiais - a Linha Zero Açúcar. Segundo as recomendações médicas, o paciente pode levar uma vida normal. Porém, algumas restrições podem incomodar bastante, como a falta de doces na alimentação.


Sem poder comer receitas que levem açúcar, os diabéticos se privam de vários pratos deliciosos. Mas não precisa ser assim. "Com as opções de bolos Zero Açúcar que preparamos, ninguém vai passar vontade de comer um doce, mesmo que seja somente em situações especiais", destaca Elke Lyra, nutricionista da rede Sodiê Doces.
Abacaxi com coco



Os bolos da linha Zero   Açúcar foram desenvolvidos com produtos com selo de qualidade e confiança da ANAD (Associação Nacional de Assistência ao Diabético). "A produção dos Bolos Zero é feita de maneira segura e em horários diferenciados da produção de nossa linha convencional, para que não coloquemos em risco a vida e saúde de nossos clientes, além disso, nossos funcionários recebem um treinamento para conscientizar sobre todos os cuidados que devem ter ao manusear os produtos da linha Zero Açúcar", conta a nutricionista. Se você é uma formiguinha, mas não poder abusar do açúcar, não deixe de dar uma passada na Sodiê mais próxima de você para provar a linha Zero Açúcar que conta com os sabores: Aerado, Alpes suíços, Chocomix com morango, Trufado com damasco, Trufado preto e branco, Abacaxi com coco, Morango, Maracujá, Salada de frutas.
Bolo Aerado
A Sodiê Doces possui atualmente 126 unidades distribuídas em 5 estados. Composta por um mix de mais de 80 variedades de sabores, os bolos são elaborados a base de pão de ló, matéria prima de primeiríssima qualidade e frutas frescas, capaz de conquistar todos os paladares, e com preço muito acessível. Além da linha Zero Açúcar a Sodiê também atende clientes com alergia a lactose, glúten e ovo. 



______________________
Bom apetite e Feliz Dia dos Pais!

O segundo domingo de agosto é especial. - Dia dos Pais, separei algumas receitas aprovadas e dicas de opção de um menu prontinho para esse dia ao lado do seu amigão.




A Oficina do Sabor®, Cozinha Experimental da Ajinomoto do Brasil, preparou três pratos saborosos e simples de fazer. 

Filé Mignon ao Molho de Requeijão e a Picanha à Parmegiana são opções de pratos principais para aqueles papais que apreciam uma boa carne. Já o Pastel de Forno é uma boa alternativa para quem quiser preparar uma refeição mais completa sem perder a praticidade. Confira as receitas a seguir!

Picanha à Parmegiana
  

Ingredientes

2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
500 g de picanha cortada em bifes
2 colheres (chá) de sal
1 colher (chá) de AJI-NO-MOTO®
2 dentes de alho espremidos
6 tomates médios, maduros, picados
1 colher (sopa) de orégano desidratado
1 colher (sopa) de salsa picada
100 g de muçarela de búfala, em rodelas

Modo de Preparo
Em uma frigideira grande e funda, coloque a manteiga e leve ao fogo alto para derreter. Disponha os bifes e frite-os por 3 minutos de cada lado, ou até ficarem ao ponto, salpicando pela superfície 1 colher (chá) de sal e meia colher (chá) de AJI-NO-MOTO®. Escorra e reserve-os aquecidos.
Na mesma frigideira, coloque o alho e refogue rapidamente até dourar. Junte o tomate, o orégano, a salsa, o sal e o AJI-NO-MOTO® restantes, e deixe cozinhar por 5 minutos, ou até que desmanchem parcialmente. Em um refratário médio, disponha os bifes, cubra com o molho de tomate e espalhe as rodelas de muçarela de búfala. Leve ao forno médio (180 graus), pré-aquecido, por 10 minutos, ou até aquecer. Retire do forno e sirva em seguida.

Dica: para garantir a maciez da carne, frite-a com a capa de gordura e retire-a somente na hora de comer.

Rendimento: 5 porções.
Tempo de preparo: 30 minutos.
Elaboração: Cozinha Experimental Ajinomoto do Brasil
Sugestão: AJI-NO-MOTO®


Pastel de Forno


Ingredientes

Massa
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
meia xícara (chá) de amido de milho
1 sachê de Tempero SAZÓN® Laranja
1 colher (chá) de sal
3 colheres (sopa) de queijo tipo parmesão ralado fino
1 xícara (chá) de manteiga sem sal
200 g de ricota fresca passada pela peneira
2 gemas

Recheio
250 g de presunto fatiado e picado
200 g de muçarela ralada
meia xícara (chá) de tomate seco picado (60 g)
meia xícara (chá) de azeitona preta picada
1 sachê de Tempero SAZÓN® Laranja

Modo de Preparo
Faça a massa: em uma tigela grande, coloque a farinha de trigo, o amido de milho, o Tempero SAZÓN®, o sal, o queijo ralado e a manteiga, e misture até obter uma farofa. Junte a ricota e as gemas, e sove até obter uma massa lisa e homogênea. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.
Enquanto isso, prepare o recheio: em uma tigela, coloque o presunto, a muçarela, o tomate seco, a azeitona e o Tempero SAZÓN®, e misture.
Em uma superfície enfarinhada, abra a massa, com o auxílio de um rolo, num círculo de 40 cm de diâmetro. Espalhe o recheio sobre metade da massa e feche dando o formato de meia-lua, pressionando a borda. Pincele a superfície com 1 gema, disponha em uma assadeira grande, untada e enfarinhada, e leve ao forno médio (180 graus), pré-aquecido, por 40 minutos, ou até dourar. Retire do forno e sirva em seguida
.
Dica: Se preferir, em vez de fazer um pastelão, faça pastéis individuais.

Filé Mignon ao Molho de Requeijão

Ingredientes
  • 1 peça de filé mignon (1,3 kg)
  • 3 colheres (chá) de RECEITA DE CASAT com Pimenta
  • 150 ml de vinho tinto seco
  • 2 xícaras (chá) de água (400 ml)
  • 3 batatas médias cortadas em cubos pequenos (500 g)
  • 1 colher (chá) de sal
  • 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal (30 g)
  • 1 sachê tempero SAZÓN® Laranja
Molho
  • 1 colher (sopa) de manteiga sem sal
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 2 xícaras (chá) de leite (400 ml)
  • 1 copo de requeijão (220 g)
  • 2 colheres (chá) de RECEITA DE CASAT com Pimenta
Modo de Preparo
Em uma tigela grande, coloque a carne e tempere com o RECEITA DE CASAT. Regue com o vinho e deixe de molho, na geladeira, por 2 horas, virando a carne na metade do tempo. Disponha a carne em uma assadeira, regue com a marinada, cubra com papel-alumínio e leve ao forno quente (200 graus) por 1 hora. Tire o papel e deixe por mais 30 minutos, ou até dourar. Retire do forno, fatie e reserve aquecido.
Enquanto isso, em uma panela média, coloque a água e leve ao fogo alto para ferver. Junte as batatas e o sal, e deixe cozinhar em fogo médio, com a panela semitampada, por 20 minutos, ou até ficarem "al dente". Escorra e reserve. Em uma frigideira, derreta a manteiga em fogo alto e acrescente as batatas e o Tempero SAZÓN®. Refogue rapidamente e retire do fogo.
Prepare o molho: em uma panela, coloque a manteiga e leve ao fogo médio para derreter. Junte a farinha de trigo, e misture bem, sem deixar dourar. Acrescente o leite, aos poucos, e por último o requeijão e o RECEITA DE CASAT, mexendo até encorpar. Regue a carne, decore com as batatas e sirva em seguida.

Dica: se preferir, depois de montar o prato, leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 15 minutos, para aquecer bem.

Rendimento: 8 porções.
Tempo de preparo: 40 minutos (+ 1 hora e 30 minutos de forno).
Elaboração: Cozinha Experimental Ajinomoto do Brasil
Sugestão: SAZÓN® e RECEITA DE CASAT

Mais uma opção deliciosa..._____________

COSTELA ASSADA COM MANDIOCA E MELADO DE CANA HOMEMADE!
A HOMEMADE, que tem em sua linha de produtos o melado de cana - um adoçante natural feito a partir da cana-de-açúcar - tem uma dica para incrementar a costela com o sabor agridoce suave do melado.

Ingredientes:

- 1,8 kg de costela de boi
- 1/2 kg de mandioca cortada em pedaços médios
- 3 cubos de caldo de costela
- 2 xícaras e meia (chá) de água fervente
- 1 colher (sopa) alecrim fresco
- 1 colher (sopa) de melado de cana HOMEMADE
- Papel alumínio para cobrir a mistura

Preparo:

Pré aqueça o forno em temperatura média (180ºC). Coloque a costela em uma assadeira média (33x23cm) e faça furos nela com auxílio de um garfo. Junte a mandioca e reserve. Se desejar corte a costela em pedaços. Dissolva os cubos de caldo de costela na água fervente e regue toda a costela, virando-a para o caldo penetrar. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 2 horas e 30 minutos ou até ficar macia. Retire o papel alumínio, adicione o alecrim e o melado de cana HOMEMADE, no caldo da assadeira e asse por mais 30 minutos ou até dourar, regando o caldo de vez em quando. Sirve em seguida com o molho que se formará na assadeira.

Essa e outras receitas você encontra no site www.homemade.com.br
_____________ 

Buffet Charlô oferece menu especial para o Dia dos Pais




Para aqueles que preferem comemorar o Dia dos Pais de uma forma mais reservada, o Buffet Charlô cria um cardápio especial e exclusivo para a data. Desenvolvido pelo renomado Charlô Whately, o menu apresenta sugestões de pratos diversificados que atendem de 10 a 15 pessoas.

Entre as opções estão a Picanha Braseada com Batatas Rústicas e Mini Legumes Assados (R$ 720,00); o Pernil Assado com o Próprio Molho, Purê de Maçãs e Farofa de Beiju (R$ 720,00); a Torta de Camarão (R$ 420,00); e o Bacalhau Espiritual (R$690,00).

As sugestões para sobremesa são o Bolo de Amêndoas com Ovos Moles (R$ 270,00); o Rocher de Chocolate e Caramelo (R$260,00); o Mil Folhas de Cocada Amarela (R$290,00); a Torta de Marzipan e Chocolate (R$ 275,00); o Bolo de Nozes com Baba de Moça (R$ 295,00 – 25cm); entre outros.

Serviço:
Buffet Charlô
Rua Quitanduba, 168
Pedidos: (11) 3723-6677
 ____________


Selmi elabora receitas para as festas juninas
É temporada de festas juninas e, com ela, as temperaturas baixas que aumentam a vontade de saborear as comidinhas gostosas típicas da estação. Que tal servir pratos saborosos para receber a família e os amigos? A Selmi - detentora das marcas Renata e Galo - elaborou duas receitas especiais para dar água na boca e animar a festa de Santo Antônio, São João e São Pedro, que acontecem durante o mês de junho. Confira abaixo.




Bolo de fubá com cobertura de amendoim
Ingredientes
1 Mistura Para Bolos Renata sabor fubá (400 g)
cobertura e recheio de amendoim
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga
1 lata de creme de leite  
100 g de amendoins torrados e picados levemente

Modo de preparo
Prepare a mistura para bolos Renata, conforme as instruções da embalagem.

Cobertura e recheio de amendoim
Em uma panela média, junte o leite condensado e a manteiga. Leve ao fogo moderado, mexendo sempre, até que comece a desgrudar da panela. Acrescente o amendoim e continue mexendo por mais 1 minuto. Retire do fogo e adicione o creme de leite. Misture até ficar bem homogêneo. Utilize morno.

Montagem
Corte o bolo ao meio e recheie, coloque a outra parte do bolo e adicione a cobertura de amendoim. Sirva no lanche ou no café da tarde.

Dica: caso prefira, asse a massa em porções individuais em formatos diferentes. Sirva-as regadas ao doce de amendoim.

Rendimento: 15 porções
Tempo de preparo: 40 minutos
 _______________________________

 Pappardelle com moranga, carne de sol e pimenta-dedo-de-moça


Ingredientes
1 pacote (500 g) de Macarrão Renata Superiore Texturizado tipo Pappardelle
300 g de carne de sol dessalgada e desfiada
500 g de abóbora tipo moranga em cubos cozida ”al dente”
1 pimenta-dedo-de-moça sem sementes picada
1 cebola picada
meia xícara (chá) de Azeite Extra Virgem Renata Superiore
1 xícara (chá) de salsa picada
1 colher (chá) rasa de sal

Modo de preparo
Cozinhe o Macarrão Renata Superiore Texturizado tipo Pappardelle, conforme as instruções da embalagem. Após o cozimento, escorra-o e envolva-o em fios de Azeite Extra Virgem Renata Superiore. Reserve. Numa panela média, em fogo médio, aqueça o Azeite Extra Virgem Renata Superiore, junte a cebola e a pimenta, e refogue por 3 minutos. Acrescente a moranga, a carne de sol, a salsa e o Macarrão Renata Superiore Texturizado tipo Pappardelle. Misture até que o macarrão esteja encorporado aos demais ingredientes. Retire do fogo. Sirva porções individuais decoradas com folhas de cebolinha verde.

Rendimento: 4 porções

Tempo de preparo: 30 minutos
_________________________
Abacaxi com coco


MUMBAI 
No Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho, todo mundo quer encher a pessoa amada com muitos mimos e carinho. A data também é uma ótima oportunidade para reforçar e fortalecer o compromisso de amor e fidelidade. Mas, além dos presentes, outro item pode tornar o dia mais romântico e prazeroso: jantar num ambiente romântico e muito bem decorado. No MUMBAI tem a Jantar de Cinema, você vai surpreender o parceiro que, com certeza, retribuirá com muito amor.
MUMBAI Lounge



Com influência asiática no cardápio, o Lounge Bar no térreo do shopping Iguatemi, em Florianópolis, aposta na diversidade de sua programação.


Florianópolis tem um endereço gastronômico e de entretenimento no piso térreo do shopping Iguatemi. O Mumbai Taikô – um empreendimento do Grupo Idem Entretenimento – foi concebido para oferecer desde refeições diárias, happy hours e festas exclusivas aos fins de semana com DJs e músicos renomados.



No conceito, uma roupagem noturna na programação e atrações; no ambiente, conforto e
uma atmosfera intimista. Tudo para proporcionar a melhor opção para happy hours e jantares entre amigos. O Mumbai Taikô tem influência asiática no cardápio do jantar com uma variada carta de vinhos, além de manter opções variadas de gastronomia, você tem opção de de boteco para acompanhar um chopp gelado.


A casa funciona diariamente para almoço com serviço de buffet executivo e à noite, também de segunda à segunda, sempre a partir das 19h. Nos fins de semana a presença de DJs estrelados da música eletrônica prolongam as noites, fazendo do Mumbai Taikô um perfeito esquenta para a sua balada – sem abrir mão do conforto.




Entre no site Mumbai: http://mumbailounge.com.br/ , e confira as sensacionais promoções de segunda a domingo, além do melhor da culinária japonesa em um diversificado buffet de sushi.



Confira:
Mumbai Lounge
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 687 – Santa Mônica – Florianópolis/SC
Piso Térreo Shopping Iguatemi
Informações e Reservas: (48) 3025-4145



Diversão e adrenalina

Tasca do Zé e da Maria serve sopas tradicionais portuguesas
As três opções de caldo harmonizam perfeitamente com o vinho alentejano Dona Maria
A Tasca do Zé e da Maria é conhecida por manter a tradição portuguesa em cada prato. Durante o inverno, a casa oferecerá três opções de sopas reconfortantes com o sabor da terrinha: o já bem conhecido Caldo Verde, a Sopa de Frutos do Mar e a curiosa Sopa de Pedra. Todas as sugestões harmonizam com o eclético vinho alentejano Dona Maria (tinto ou branco), que custa R$ 125, a garrafa.
O Caldo Verde (R$ 22), feito de couve e batata com rodelas de linguiça, é típico da região norte de Portugal. A tradição manda regar o prato com um fio de azeite. A Sopa de Frutos do Mar (R$ 25) tem ingredientes frescos e sabor marcante do tempero português.

Tasca do Zé e da Maria
Com ambiente intimista e charmoso, a casa portuguesa apresenta receitas tradicionais preparadas pelo sócio e chef Ernestino Gomes Pontes, que tem em sua bagagem passagem pelo Antiquarius. Nome e logomarca do restaurante foram criados pelo publicitário Washington Olivetto: o bigode maior simboliza o Zé e o menor, a Maria. Entre os pratos que se destacam no cardápio, estão o Bacalhau à Lagareiro (R$ 104), Lula Grelhada com Arroz de Brócolis (R$ 58), Cordeiro da Tasca (R$ 75), Arroz de Pato (R$ 62) e o Picadinho (R$ 59).

Confira:
Tasca do Zé e da Maria - Rua dos Pinheiros, 434, Pinheiros, São Paulo, SP, 05422-000
Telefone: (11) 3062-5722.
____________________________
Golden Tulip Internacional Foz oferece tarifas especiais para o Dia dos Namorados

Vista do restaurante Cuisine Du Ciel, no hotel Golden Tulip Internacional Foz
Que tal comemorar o Dia dos Namorados em um dos destinos mais visitados por turistas em todo mundo? O Golden Tulip Internacional Foz, hotel da BHG - Brazil Hospitality Group em Foz do Iguaçu, oferece diária especial para os casais, que planejam celebrar o próximo dia 12 de junho.

A diária sai por R$ 230,00 para casal (+ taxas), e inclui café da manhã. No hotel, os casais podem aproveitar o Restaurante Cuisine Du Ciel, considerado um dos espaços gastronômicos mais charmosos de Foz do Iguaçu, para celebrar a data. O restaurante oferece cardápio especial para Dia dos Namorados, que inclui couvert, entrada, prato principal e sobremesa, e custa R$ 310,00 por casal.

Confira:
Golden Tulip Internacional Foz
Rua Almirante Barroso, 2006 – Centro, Foz do Iguaçu/PR
Tel: (55 45) 3521-4100
Diária em apartamento double com café da manhã a partir de R$230,00.


Restaurante Sansai Sushi Bar participa da 7ª edição do Curitiba Restaurant Week
Restaurante destaca delicias da culinária oriental 

Gucan de Morango

O Restaurante Sansai Sushi Bar preparou um menu especial para a 7ª edição do Curitiba Restaurant Week. O evento, que acontece até o dia 21 de abril, democratiza o acesso à alta gastronomia, e destaca sua ação de Responsabilidade Social com a arrecadação de doações, a partir de R$1,00, pelos clientes. O montante arrecadado beneficia o Instituto Ayrton Senna.
Gucan de Salmão
O menu selecionado pelo Restaurante Sansai, conta com duas sugestões: Na primeira, a entrada é o Gucan de Salmão Flambado no licor de curaçao, como prato principal, o tempurá de camarão com legumes, e como sobremesa, o morango recheado de nutella flambado no licor de cassis. 
Tempurá de Camarão
A segunda sugestão tem como entrada o Sunomono (vinagrete de pepino e alga com polvo ou kani), Combinado Mini (4 sashimi de salmão, 4 de atum, 4 de peixe branco), e como sobremesa um delicioso Harumaki Romeu e Julieta com sorvete de creme.
Harumaki de Romeu e Julieta com Sorvete
O Restaurante Sansai oferece menu apenas para o jantar. O valor do menu oferecido durante o festival (com entrada, prato principal e sobremesa) é de R$43,90 (jantar). Mais informações sobre o festival Curitiba Restaurant Week estão disponíveis nos sites: www.restaurantweek.com.br  ou  www.curitibarestaurantweek.wordpress.com.

Serviço:
Sansai Sushi Bar
Endereço: Rua Gonçalves Dias, 655 - Batel - Curitiba/PR
Telefone: (41) 3342-2253
Site: www.sansaicuritiba.com.br
E-mail: sansai@sansaicuritiba.com.br
Twitter: http://twitter.com/sansai_sushi
Facebook: http://www.facebook.com/RestauranteSansai
________________________

 Convento do Espinheiro transmite a hóspedes tradição de doces do Alentejo
Apreciadores da gastronomia portuguesa terão tarde única no hotel

Chef Luís Mourão
 O Convento do Espinheiro, A Luxury Collection Hotel & Spa, um dos hotéis mais luxuosos de Portugal, situado na região do Alentejo, irá oferecer neste sábado, dia 26 de janeiro, uma doce viagem ao passado, repleta de sabores e tradição portuguesa. Após a colheita de frutas silvestres, o chef do hotel, Luís Mourão, irá ensinar aos hóspedes o preparo especial das deliciosas compotas, tal como faziam os mais antigos ancestrais portugueses, que aproveitavam para degustar essas delícias durante os meses frios de inverno.


Aulas de Cozinha com o Chef
No final, cada participante levará, além dos frascos de compota, um conjunto de receitas e saberes para transmitir para amigos e familiares.
Conheça os sabores do Alentejo e a mais autêntica experiência portuguesa. A dois quilômetros da cidade alentejana de Évora, considerada Patrimônio Mundial pela Unesco em 1986, o luxuoso Convento do Espinheiro é um misto de requinte e história em meio a uma paisagem medieval.
Serviço
Dia: 26 de janeiro
Horário: 15h
Telefone: 351 266 788 200
Email: reservas@conventodoespinheiro.com
Site: www.conventodoespinheiro.com
Organização: Convento do Espinheiro, A Luxury Collection Hotel & Spa



Claustros Convento do Espinheiro
_____________
Dicas do Chef Zaba

Paradisus Punta Cana renova seus restaurantes e bares
Ampla reforma traz novos ambientes gastronômicos ao resort
Gabi, La Palapa e Palazzo
Para complementar sua atmosfera de sofisticação, os restaurantes e bares do Paradisus Punta Cana tiveram seu design e acomodações reformados.

O bar e restaurante GABI foi transformado em um dos melhores locais do Caribe para badalação. Com iguarias contemporâneas, é o ambiente perfeito para encontrar os amigos, paquerar e curtir a noite.  

O GABI será aberto também a convidados e moradores locais.

Toda semana o espaço terá em sua programação festas temáticas como “Staying Alive” (em homenagem aos anos 70), “Glorious Fashion Party” (com desfiles, apresentações sobre ícones da moda), “Bubble Champagne Chic” (em tributo ao burlesque), “Taino Afro Party” (incorporando as tradições Taino e a cultura africana), e “C’est La Vie Night” (celebração ao festival de Cannes).






Já o também renovado restaurante La Palapa, agora possui um conceito moderno e de experiência gastronômica única. O novo estilo eclético combina decoração dos anos 50 e 60 com elementos contemporâneos, além de luzes suaves para criar uma atmosfera mais íntima. É ideal para os amantes de carne, pois combina uma ampla variedade de grelhados com a gastronomia brasileira.





Para completar, o Palapa’s Sky Bar oferece uma vista completa do mar e das piscinas. O espaço é exclusivo para os hóspedes de serviços personalizados, o Royal Service.



Outros restaurantes conceitos da rede Paradisus agora fazem parte da oferta gastronômica do Paradisus Punta Cana, entre eles: o The Grill, com uma deliciosa cozinha italiana-argentina; o Palazzo, com uma gastronomia italiana de altíssima qualidade; o Bana que serve o melhor dos sabores asiáticos, o Mole com sua tradicional cozinha mexicana e a contemporânea “Tex Mex”, o Naos que combina em seu serviço os diversos sabores do mundo; e o Aqua que apresenta a cozinha mediterrânea.



Além das modificações nos restaurantes e bares, o Paradisus Punta Cana renovou todas as acomodações do serviço personalizado, Royal Service, e atualmente está em processo de reforma dos outros quartos, com previsão de término para 2014.


Localizado em uma das melhores praias do Caribe e cercado de imensos jardins, o Paradisus Punta Cana dispõe de serviços exclusivos aos seus hóspedes, como praia privativa, sete piscinas diferentes, 12 restaurantes, o conceituado YHI Spa e fica distante apenas 20 minutos do Aeroporto Internacional de Punta Cana.





http://www.paradisus.com/

_________________________

CARNAVAL


Dicas de alimentação para aproveitar o Carnaval


Todos nós sabemos que para aguentar o Carnaval, seja nos trios elétricos de Salvador, nos blocos de rua, nos desfiles do Rio ou São Paulo, é preciso muita energia, boa hidratação e corpo em forma. E uma boa e correta alimentação antes, durante e depois é essencial para isso. Para ter pique para os quatro dias de agito, a culinarista Betina Sehbe, da Keep Light, indica o consumo de grãos integrais, nozes e soja, que são alimentos fonte de vitaminas do complexo B e participam do metabolismo dos carboidratos, proteínas e lipídeos, favorecendo a formação de energia. Uma receita que engloba todos esses itens é o Pilaf de frutas secas Keep Light (foto).


“Já os alimentos gordurosos devem ser evitados, pois além de muitas calorias tem uma digestão lenta e difícil” lembra ela. Alimentos como feijão, couve, brócolis e lentilha, também devem ser vetados, pois promovem desconforto intestinal e podem atrapalhar a festa.



O consumo de água é fundamental e por conta do calor do verão, é necessário aumentar a ingestão, pois há perda de líquidos através do suor. Deve-se consumir também água de coco e sucos energéticos. Uma boa opção é o Suco Energizante da Keep Light, sem glúten e sem lactose, feito com kiwi, uva, maçã e laranja. Uma porção (200ml) tem apenas 99 calorias (foto). Betina ressalta que a hidratação correta poupa os músculos da fadiga e ajuda a combater a ressaca. “Para equilibrar, diluir e eliminar o álcool consumido, que em excesso provoca a ressaca, capriche na ingestão de água. Alimentos fontes de potássio como damasco seco, abacate e banana também ajudam”. Outra dica é consumir carboidratos antes da festa, para amenizar os sintomas.


NOVIDADE...

Paletas mexicanas é atração no verão brasileiro

De frutas, cremosos, recheados e até com pimenta, os picolés originários do México já pode ser provados.
As famosas paletas - picolés originários do México - é a aposta de consumo deste verão brasileiro. Coloridos e saudáveis, os sorvetes são feitos artesanalmente sem corantes e conservantes, apenas com frutas e leite, combinados com sabores diferenciados e inspirados na culinária mexicana.
Quem estiver em Balneário Camboriú, litoral catarinense, poderá experimentar a novidade na loja Los Paleteros, que inaugura sua primeira unidade no Brasil.

Focada na tendência das pessoas que buscam cada vez mais uma vida saudável, Los Paleteros apresenta grande variedade de sabores naturais que vão dos clássicos aos exóticos, passando pelos tradicionais cremosos e recheados. Todos os ingredientes são frescos, de ótima procedência, de qualidade e selecionados com rigor.



Localizada em ponto nobre e central do balneário catarinense e decorada com elementos que remetem à cultura mexicana, a loja alia os temas astecas a motivos contemporâneos, exibindo um ambiente colorido, alegre e agradável. Para reforçar a comunicação com o público e posicionar a marca no mercado, foram criados três personagens tipicamente mexicanos e com o bom humor do brasileiro e uma fan page da loja. Cada um dos "paleteros" - Santiago, Emiliano e Alejandro - têm perfis no facebook para interagir com os fãs.


Confira:
Balneário Comburiu - Avenida Brasil 1815 - Centro - Santa Catarina
_________

TORTA DE LIMÃO É ÓTIMA PEDIDA PARA O VERÃO

A fruta, principal elemento do sorvete da linha Max da Jundiá, é altamente refrescante, combinada com cobertura de chocolate branco


No verão, o que mais vemos em mercados e feiras, são as frutas. Nessa estação, não faltam variedades delas e, se tratando desse alimento, abusar de seus sabores não faz mal algum à saúde. 



O Max Torta de Limão é ideal para quem é fã da combinação entre frutas cítricas refrescantes com um toque suave e cremoso do chocolate branco. O picolé apresenta uma massa de sorvete com sabor de torta de limão e incrementada com pedacinhos de biscoito, enquanto a cobertura é de chocolate branco com raspinhas de limão, o que dá um toque todo especial ao paladar. Vale a pena Conferir!

_________________

Cupcakes - Os doces mais desejados do momento
O cupcake se tornou uma tendência, já que a versatilidade aliada à praticidade, além da riqueza em sabores fizeram destes bolinhos, as iguarias doces mais requisitadas no mundo inteiro.

As opções de massas e recheios são inúmeras, e para torná-las refinadas, apetitosas e irresistíveis, é importante que sejam produzidas por um profissional em cake design, que detenha criatividade aguçada e ampla expertise para realizar harmonizações atraentes, não só na arquitetura da decoração, mas também, no paladar, aroma e textura.

Foi pensando em oferecer aos amantes das iguarias açucaradas, que a Cake Designer Fernanda Feijó, se propôs a lançar cupcakes exclusivos em dois tamanhos - tradicional ou mini, que são verdadeiras revelações nos quesitos beleza e sabores. Entre as opções de massas que a renomada profissional na decoração de bolos artísticos produz, destacam-se: amêndoas, chocolate, nozes e vanilla.

Além disso, para deixar a comemoração linda e saborosamente recheada, a cake design apresenta recheios preparados com ingredientes de primeira qualidade, que se revelam nos sabores: baba de moça, brigadeiro branco, brigadeiro de nutella, chocolate, chocolate com canela, coco, creme confeiteiro, doce de leite, damasco, limão, limão siciliano, maracujá, nozes, além de geleias de frutas, como morango, abacaxi, amora, framboesa, goiaba e laranja.
_______________
SAKE BAR DO SOUL FISH OFERECE MAIS DE 14 TIPOS DIFERENTES DA BEBIDA
Com uma carta própria, o ambiente possui opções pouco conhecidas e exclusivas de saquê, além de um cardápio com 20 coquetéis
Para quem deseja tomar um drink e petiscar delícias orientais em um ambiente sofisticado, o novo restaurante japonês do Itaim, Soul Fish, oferece um estiloso sake bar, que comporta até 18 pessoas sentadas no balcão. Para o ambiente, os sócios Luiz Segre e Leo Teixeira, montaram uma carta exclusiva, que contempla 14 diferentes rótulos de saquês e dois de shochu. Segundo Segre, as diferentes opções contemplam desde marcas nacionais, às importadas direto do Japão, como Sake Dassai 23, eleito por três anos consecutivos o melhor saquê do mundo.
____________________



DIA DO SORVETE: TUTTI FRUTTI FROZEN YOGURT DÁ DICAS DE RECEITAS ESPECIAIS PARA COMEMORAR A DATA
Entre as sugestões, salada de frutas, pavê e milk shake

SALADA TUTTI FRUTTI COM FROZEN SABOR CHEESECAKE

Rendimento = 2 porções

Ingredientes
- 6 unidades de morango
- 1 unidade de banana
- 1 unidade de kiwi
- ½ unidade de manga
- 1 cacho de uva
- 200g (1 pote) de Frozen Yogurt sabor cheesecake – 126 kcal, cada 100 grs
- 4 unidades de canudo de biscoito (Biju)
- 4 colheres de sopa de calda de chocolate ou de frutas vermelhas
- 2 colheres de sopa de granola ou amêndoa laminada

Modo de preparo
Corte todas as frutas em pequenos cubos e misture-as.
Em um recipiente separado, coloque em camadas os ingredientes. Cubra o fundo do recipiente com calda,  e alterne camadas de frozen e mix de frutas. Finalize com a sua calda de preferência, a granola e/ou amêndoa e por último o canudo de biscoito.
_________________________

PEIXE BRANCO - O SEGREDO DA LONGEVIDADE DISPONÍVEL NO RESTAURANTE WAKAI SUSHI













Leve e saboroso, é capaz de proporcionar uma vida longa e saudável.

A comida japonesa é uma das mais saudáveis do mundo, prova disso, são os japoneses, que utilizam a variedade gastronômica que esta culinária oferece, e por isso, esta população é considerada com a maior expectativa de vida do planeta. As refeições dos orientais são à base de arroz, peixes, legumes, produtos de soja, bem como as algas, que são benéficas à saúde devido ao seu baixo teor de gordura.

Estudos revelam que o peixe branco possui menos de 5% de gordura, e se consumidos entre duas ou três vezes por semana, garante vários benefícios para a saúde de crianças, adultos e idosos. Além disso, as proteínas dos peixes são de alta digestibilidade, favorecendo o processo de digestão.

Sabe-se também, que a culinária nipônica é rica em nutrientes que ajudam a manter a forma física. Entre esta gama de alimentos leves, o peixe que merece destaque é branco, mais conhecido com peixe magro, oriundo das águas salgadas e das águas frias do Atlântico Norte e do Pacífico e, por isso, possui uma carne mais firme e melhor sabor.

Sem dúvidas, o peixe branco é uma ótima opção para aqueles que apreciam a gastronomia oriunda da terra do sol nascente. Ficou com vontade de se deliciar com a iguaria? Então faça uma reserva através do (11) 3237-05663, e aproveite ainda, para saborear os diversos pratos que o Restaurante Wakai Sushi disponibiliza. www.wakaisushi.com.br


BARBACOA, muito além da carne.
 Pioneiro na implementação do conceito de rodízio de carnes vinculado ao serviço primoroso de restaurantes à la carte, o Barbacoa é referência nacional e internacional em churrascaria de alto padrão. São onze casas localizadas em grandes cidades como São Paulo, Campinas, Salvador, Manaus, Brasília, Tokyo, Osaka e Milão. Unindo as melhores carnes à arte de preparar e servir, o Barbacoa é sinônimo de excelência e agrada os paladares mais exigentes há 21 anos.

Desde a abertura do primeiro restaurante numa área nobre e central de São Paulo, o bairro do Itaim Bibi, em 1990, mais de 11 milhões de pessoas já experimentaram e aprovaram o sabor do churrasco servido pelas casas do Barbacoa, cujo principal diferencial está na qualidade de suas carnes, com cortes especiais cuidadosamente selecionados. Bife Ancho, Bife de Tira, Costela Premium, Assado de Tira, Costeleta de Cordeiro e de Javali e peixes como o Salmão e o Pintado, dentre outros, são preparados à perfeição e acompanhados de um excepcional buffet de saladas.
E para harmonizar com a diversidade dos sabores oferecidos pela casa, o Barbacoa oferece uma completa carta de vinhos, com rótulos selecionados entre os melhores produtores do mundo. Outra opção é a carta de cervejas especiais com grandes rótulos, entre as variedades Trapista, Stout, Dunkel, WeissBier, Ale e Lager.
Em São Paulo, a matriz do Barbacoa localizada no Itaim Bibi, oferece mais de 20 cortes especiais de carnes, incluindo peixes, cordeiro e javali, servidos no tradicional sistema de rodízio. Entre eles, a Costela Premium e de Cordeiro, e o Bife Ancho. A casa possui capacidade total para 220 pessoas e um espaço anexo ao salão principal, que atende até 60 convidados.
As casas do Barbacoa localizadas nos shoppings D&D e Morumbi oferecem menu à la carte, com mais de 20 opções de grelhados, acompanhados do farto e variado buffet de saladas, além de deliciosas guarnições e sobremesas.

SERVIÇO
São Paulo SP
Matriz
Barbacoa - Itaim 110(Rodizio)
R. Dr. Renato Paes de Barros, 65 - fone: (11) 3168-5522 
Estacionamento com manobrista: gratuito
Acesso e instalações para portadores de necessidades especiais: sim
                           www.barbacoa.com.br



Início da temporada
de alcachofra com receita especial
Começa a temporada de alcachofra e, até meados de dezembro, a flor comestível poder ser encontrada facilmente em feiras, supermercados e hortifrutis. Além de deliciosa, a alcachofra ainda ajuda a desinchar, melhorar a circulação, tirar a fome e queimar gordura – uma excelente preparação para o verão. Pensando nisso, a Selmi – detentora das marcas Renata e Galo – oferece uma receita saudável e saborosa! Confira abaixo. 

Ninho Ao molho Pomodoro com Alcachofras













Ingredientes

·         1 pacote de MACARRÃO RENATA OVOS tipo Ninho 1 (500 g)
·         1 kg de tomate italiano maduro (cortados em 4 partes)
·         2 dentes de alho (picados)
·         1 xícara (chá) de folhas de manjericão;
·         1 cenoura grande (cortada ao meio)
·         ½ xícara (chá) de água
·         ½ xícara de AZEITE EXTRA VIRGEM RENATA SUPERIORE
·         1 cebola roxa média (cortada ao meio)
·         1 colher (chá) de sal
·         2 alcachofras
·         1 tablete de caldo de carne
·         2 litros de água

Modo de preparo
Molho de tomates (pomodoro)
Em uma panela grande e funda, em fogo médio, junte o AZEITE EXTRA VIRGEM RENATA SUPERIORE, os alhos, os tomates, o manjericão, a cenoura e a cebola. Tampe a panela e cozinhe por 1 hora, mexendo de vez em quando para que não grude no fundo da panela. Espere esfriar, retire as cenouras e bata tudo no liquidificador. Volte o molho para a panela, deixe cozinhar por 10 minutos ou até que fique encorpado e ajuste o sal.

Cozimento das alcachofras
Em uma panela grande, em fogo médio, ferva a água. Acrescente o tablete de caldo de carne e as alcachofras, tampe a panela e deixe cozinhar por 40 minutos. Escorra e reserve.

Montagem
Cozinhe o MACARRÃO RENATA OVOS tipo Ninho 1, conforme as instruções da embalagem. Após o cozimento, envolva-o em fios de AZEITE EXTRA VIRGEM RENATA SUPERIORE. Sirva a seguir as porções individuais formando dois ninhos por prato, regados ao molho pomodoro e decorados com as pétalas de alcachofras.

Tempo de preparo: 1h30 minutos
Rendimento: 4 porções

__________
Dia dos Pais no Restaurante Tarsila

No próximo dia 12 de agosto, surpreenda seu pai com um almoço preparado pelo renomado Restaurante Tarsila, que fica localizado no lobby do Hotel InterContinental São Paulo.




O chef Marcelo Pinheiro prepara para a data um delicioso e requintado Brunch. Entre os pratos, há o Lombo de Cordeiro ao Molho de Tomilho com Mousseline de Ervilhas e Arroz Negro



Para homenagear o patriarca da família o premiado chef Marcelo Pinheiro, preparou uma surpresa de dar água na boca: um delicioso e requintado Brunch, com diversas opções de entrada, pratos principais, além de uma saborosa estação de sobremesa que completa o  cardápio.



Confira a receita do Chef Marcelo

Lombo de Cordeiro ao molho de Tomilho e Alho, acompanhado de Mousseline de Ervilhas e Arroz Negro

Rendimento: 06 porções

Ingredientes:

1 Kg de Lombo de Cordeiro
120 g de Tomilho Fresco
100 g de Alho
220 g de Tomate
20 g de Pimenta Biquinho
500 g de Ervilha fresca
300 g de Arroz negro
40 g de Menta fresca

Modo preparo do Cordeiro:
Em uma frigideira, acrescente 10 ml de azeite de oliva e coloque em fogo médio. Rapidamente, sele o lombo de cordeiro na frigideira e reserve.
No forno pré-aquecido a 160°, coloque o cordeiro e deixe cozinhar por 6 minutos, reserve.

Modo de preparo do molho:

A 200 ml de vinho tinto seco, acrescente 10 g de manteiga, 80 g de cebola e 40 g de alho; reduza a mistura a 60% e adicione o tomilho, sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo de Arroz negro:
Cozinhe o arroz (método de cocção normal do arroz branco) , tempere com sal e pimenta e reserve.
Descasque a cenoura  e os aspargos e cozinhe levemente em água e sal por 5 minutos, reserve.

Modo de preparo do purê de ervilha:
Refogue na manteiga por 5 minutos a ervilha, tempere com manjericão e processe, formando uma pasta homogênea.
Em uma panela, adicione manteiga; coloque o purê de ervilhas e ajuste o tempero. O purê precisa estar firme para a montagem.
Montagem:  Adicione o purê a um recipiente, em seguida coloque sobre ele as laminas de lombo de cordeiro, finalize com o molho e decore com a hortelã.

______________

Cardápio saudável e atrativo para a criançada
De fácil preparo, hambúrguer de salmão é garantia de saúde e sabor



As crianças aproveitam o período de férias escolares para esquecer as tarefas e brincar o dia inteiro. Como esse momento, que é o mais esperado do ano, está chegando ao fim e os pequenos aproveitaram o tempo livre para brincar muito, os pais devem ficar atentos para cuidar da saúde de seus filhos. Preocupada em unir o saudável e o saboroso, a marca Salmón de Chile, iniciativa que é fruto da parceria entre o ProChile – Direção de Promoção de Exportações, órgão vinculado ao Ministério de Relações Exteriores do Chile – e a indústria de salmão chilena, indica o hambúrguer de salmão.
Elaborada pelo chef Francisco Cabral, do espaço Rosa Rosarum, a receita é de fácil preparo e vai conquistar as crianças.

Confira a receita e surpreenda sua família:

INGREDIENTES
·         100 gramas de salmão cortado em tiras
·         30 gramas de dil (aneto ou endro)
·         40 gramas de batata crua cortada em tiras bem finas
·         Sal
·         Pimenta a gosto

MODO DE PREPARO
1.     Cortar as tiras de salmão ainda mais finas
2.     Misturar o salmão com a batata, o dil, o sal e a pimenta
3.     Fazer pequenos bolinhos desta massa e assentar em formato circular
4.     Grelhar com azeite numa frigideira bem quente

Sobre Salmón de Chile
Criada a partir da parceria entre ProChile – Direção de Promoção de Exportações, órgão vinculado ao Ministério de Relações Exteriores do Chile – e a indústria de salmão chilena, a marca Salmón de Chile foi idealizada para aumentar o consumo do salmão no mundo. O lançamento ocorre primeiro no Brasil, mercado com maiores projeções para o produto e atualmente o terceiro mais importante para a indústria. O objetivo da marca é fazer com que o consumo se torne um estilo de vida e não apenas mais uma opção de alimento. Para mais informações: www.salmondechile.com


________________________
BAR DO MAGRÃO É O CAMPEÃO DO COMIDA DI BUTECO EM SÃO PAULO

O Bar do Magrão foi eleito o Melhor Boteco de São Paulo na primeira edição paulistana do maior concurso de gastronomia de botecos do Brasil. O Comida di Buteco anunciou o resultado da eleição baseada nos votos do público e jurados em evento no Mercado Municipal nesta terça-feira (10/7). Ao todo, 53.197 votos válidos foram contabilizados pela Vox Populi na capital paulista entre 1º de junho e 1º de julho de 2012.



AGENDA DO VITRINE
Festival de Caldos e Cremes
O inverno já bateu as portas em grande parte do país e o Bar: Restaurante 365 da rede hoteleira Novotel, marca pertencente ao portfólio midscale de nível superior do Grupo Accor


O tradicional festival contará este ano com 05 opções entre caldos, cremes e sopas, criadas pelo experiente Chef Mauricio Xavier, que podem ser oferecidas no serviço Buffet (jantar) ou a la carte, que podem ser acompanhadas de pães diversos, mesa de queijos, além de temperos e outros acompanhamentos.

O Festival é servido a la carte a R$ 20,00 no almoço e jantar, e, no sistema de Buffet a R$ 33,00 por pessoa somente no jantar, incluindo uma taça de vinho tinto chileno.

Cardápio Festival Caldos e Cremes
·         Caldo verde
·         Creme de queijo no pão italiano
·         Sopa de frutos do mar com leite de coco e aipim
·         Capelette in brodo
·         Creme de cenoura com maçã verde e curry

Serviço
Festival de Caldos e cremes Novotel
Bar: Restaurante 365
Data: De 15 a 24 de Julho
Horário: almoço das 12h às 14h30 e jantar das 19h às 22h.
Preço: Buffet R$ 33,00 por pessoa ou Serviço la carte R$ 20,00

_______________________



________________________
Hoje dia dos Namorados vai a dica do Chef Zaba
BOLO DO AMOR

O Dia dos Namorados é uma data marcada pela troca de presentes, mimos e passeios entre casais para tornar a data um dia inesquecível. Uma boa dica é presentear com comidinhas. Esse costume é um dos mais apreciados em países como Estados Unidos e também na Europa.

A Itaiquara Alimentos preparou essa receita especial para comemorar o Dia dos Namorados. É o Bolo do Amor é uma deliciosa mistura de chocolate, marshmallow e morangos. Confira agora no VITRINE FASHION:
Bolo para servir inteiro
Massa  
800g de Mistura para Bolo Itaiquara Sabor Chocolate   
560g de Ovos Líquidos Pasteurizados EGGBOX Itaiquara ou 11 ovos
240g de Leite    
10g de Corante Vermelho          
Mousse              
150g de Marshmallow  
200g de Recheio de Morango Itaiquara               
6g de Gelatina sem Sabor          
40g de água      
Marshmallow
100g de Açúcar Cristal Itaiquara               
50g de Ovos Líquidos Pasteurizados EGGBOX Itaiquara                ou 1 ovo
40g de água      
Modo de Preparo:
1ª Etapa: Marshmallow
1.       Misture o Açúcar Cristal Itaiquara com a água e aqueça a temperatura de 120°C.
2.       Bata na batedeira os Ovos Líquidos Pasteurizados EGGBOX Itaiquara em neve.   
3.       Despeje em velocidade lenta a calda ainda quente, na clara em neve.     
4.       Bater até esfriar   
2ª Etapa: Mousse

1.       Dilua a gelatina na água quente. Reserve
2.       Derreta em banho maria e misture com o Recheio de Morango Itaiquara
3.       Adicione o Marshmallow à gelatina            
4.      Misture tudo com auxílio de um batedor (fue)      
5.      Espalhe o Mousse em formato quadrado na espessura de 2 cm de altura e deixe congelando por, no mínimo 2 horas. Recorte com uma forma em formato de coração.          
3ª Etapa: Massa do Bolo
1.       Pré-aqueça o forno na temperatura de 200°C, durante 10 minutos.
Adicione à Mistura para Bolo Itaiquara, 200 g de leite e os Ovos Líquidos Pasteurizados
2.      EGGBOX Itaiquara e misture.         
3.      Com batedor tipo globo, bata inicialmente na velocidade baixa por 1 minuto, batendo em seguida por mais 10 minutos na velocidade alta.        
4.       Despeje a massa em fôrmas aro 20 untadas e enfarinhadas.         
5.       Asse em forno pré aquecido sem vapor, na temperatura entre 150ºC e 180ºC de 30 minutos aproximadamente, dependendo do tamanho e das peças do forno.            
4ª Etapa: Montagem dos Bolos
1.      Pegue dois palitos de dentes e os uma por um pedaço de barbante (para a circunferência do coração).   
2.    Coloque um palito no centro de um dos bolos, então segurando firme, arraste o segundo palito por toda a borda do bolo a fim de fazer um círculo. Faça isso para ambos os lados do bolo. Reserve a "tampa" do bolo.
3.       Esculpir um dos bolos em forma de V.
4.     Esculpir o outro bolo deixando um pequeno pedaço no centro, formando uma ilha.
5.     Você terá dois bolos esculpidos, um somente com o buraco em V e o outro com o buraco que forma a ilha no meio.
6.      Agora é só preencher os bolos com o Mousse do bolo vermelho. Preencher o "V" do primeiro e a lateral em volta da "ilha" formada do segundo.      
7.      Com as duas metades todas recheadas, colocar no freezer por 15 minutos, para dar consistência.              
8.      Depois junte-os, deixando a parte com a ilha para cima. Adicione o primeiro pedaço reservado, ou seja, a "tampa" no bolo. Cobrir todo o bolo com Marshmallow. Com o auxílio do maçarico, dê o efeito "queimado" como decoração.       
9.      Sugestões de decoração: Leques de chocolate branco e morangos.           
10.      Servir gelado.
Rendimento: 12 fatias
Tempo de Preparo: 1h40min    
A receita do Bolo do Amor foi desenvolvida no Centro técnico Itaiquara por Deyvid Rangel e Rodrigo Torres. Vale a pena fazer o efeito é lindo e saboroso!__________________________

SALMÃO GRELHADO AO MOLHO DE LARANJA É PEDIDA CERTA NA PRAÇA YPIRANGA EM SAMPA

Nutritivo e saboroso, o salmão é sempre uma opção saudável para as refeições. Na Praça Ypiranga, o Salmão Grelhado (R$ 25,30) é servido em posta, acompanhado por batatas douradas na medida certa, brócolis refogado ao alho e óleo e tomates cereja. O toque final do chef Paulo Franco é uma calda de laranja, que além de muito saborosa, quebra a gordura natural do peixe.





DICA DO CHEF ZABA

Saborear um lanche especial e tomar um suco ou drink com vista para um dos cartões-postais de São Paulo: o Edíficio Copan. Essa é a proposta da recém-inaugurada Praça Ypiranga, nova casa de sucos e lanches que chega para animar o Centro da cidade, 24 horas do dia. A Praça Ypiranga apresenta um menu em que os sanduíches ganham o status de estrelas de casa, e o menu no almoço (R$ 15,50), que muda semanalmente, traz criações e adaptações do chef Paulo Franco para a culinária caipira.

É só conferir:

Endereço: Av. Ipiranga, 171 – República

Telefone: (11) 3159-1611

Horário de Funcionamento: 24h por dia
__________________________________________
CONCURSO PORTUGAL WINE EXPERT COMEÇA DIA 11 DE JUNHO

A 5ª edição do concurso abrirá a semana de eventos que promoverá a enogastronomia de Portugal com cursos, workshops, palestras e harmonizações
O Portugal Wine Expert, concurso que coloca candidatos sob testes, avaliando os conhecimentos acerca da vitivinicultura lusitana, começa na próxima segunda-feira. O evento reunirá em São Paulo os principais profissionais e especialistas em enogastronomia portuguesa.
O concurso é o primeiro de uma série de eventos organizados pela Wine Academy, com patrocínio da Vinícola Aveleda. Em sua 5ª edição, o concurso irá premiar o vencedor com uma viagem para conhecer as principais regiões produtoras de Portugal.
Para o evento já estão confirmadas as presenças do chef Luis Mourão e do sommelier Manuel Moreira, tanto como jurados como palestrantes nos eventos paralelos, além do médico Márcio Bontempo, que também fará o lançamento do livro “A saúde da Água para o Vinho” no dia 26, no Consulado Geral de Portugal.

Abertura do Portugal Wine Expert
Data: 11 de junho de 2012
Hora: 14h30
Local: Consulado Geral de Portugal

_____________________________














Bistrô no Morumbi participa do Festival Brasil Sabor 2012


Os amantes da gastronomia terão um mês para experimentar variados pratos da cozinha italiana








Com participação de quarenta restaurantes da cidade, a sétima edição do maior festival gastronômico do país acontece em São Paulo de 3 de maio a 3 de junho. É o Festival Brasil Sabor 2012, cuja proposta, este ano, é oferecer pratos italianos no valor de, no máximo, 50 reais.







O requintado

Atmosphere Bistrô e Bar , localizado no bairro do Morumbi, na zona sul, servirá Braciole di Manzo com Rigatoni, um tradicional prato da cozinha da Itália que reúne sabores e aromas do sul do país, a 36 reais.







Com o tema "Quem tem boca vai a Roma", a Associação de Bares e Restaurantes promove o evento com o intuito de destacar a influência italiana na culinária brasileira. Para participar do evento, não será necessária qualquer inscrição. É só visitar o

site e conferir os restaurantes credenciados e pratos oferecidos.







O Bistrô


Inaugurado no dia 7 de abril de 2011 no bairro Morumbi, o Atmosphere Bistrô e Bar oferece gastronomia contemporânea, bom atendimento e preço acessível. O Bistrô une tendências, mistura ingredientes e dá originalidade a seu cardápio. Alta qualidade gastronômica e ambiente moderno são características do charmoso bistrô da zona sul de São Paulo.


O Bistrô está localizado na Rua Marechal Hastinfilo de Moura, 233, Morumbi.

Horário de atendimento: Ter à Sex - 12 às 0hs, Sáb - 12 à 01h, Dom - 12 às 23hs

Telefone: (11) 3743-6039 / (11) 3507-3549

http://www.atmospherebistro.com.br/


Carne suína: ela não é a vilã da saúde que

você imagina



  

Associado a níveis elevados de colesterol no sangue, verminoses, alergias
e obesidade, o consumo de carne suína é recheado de preconceitos 

Apesar do crescimento registrado nos últimos anos e dos constantes investimentos da cadeia produtiva em sanidade, o consumo de carne suína no Brasil ainda está envolto em uma série de tabus relacionados ao impacto deste tipo de proteína animal na saúde humana. No Brasil, o consumo per capita de carne suína ao ano é de apenas 14,5 kg enquanto na União Europeia a média de consumo per capita ao ano é 45 kg. “Os cuidados sanitários estão cada vez mais presentes na cadeia de suínos e são essenciais para produzirmos uma carne segura, saborosa e de qualidade no País”, ressalta Evandro Poleze, team leader da unidade de negócios Suínos da Pfizer Saúde Animal.

“O risco de contaminação por parasitoses, por exemplo, foi extremamente reduzido com a adoção das técnicas adequadas de manejo e alimentação, bem como com o controle sanitário rígido nas granjas”, completa. Tanto o processo de criação de suínos quanto o controle de doenças evoluíram muito nos últimos anos e têm possibilitado a profissionalização e crescimento do segmento.


1. Carne suína é mais rica em colesterol que outras carnes e seu consumo é mais prejudicial para quem tem colesterol elevado
Por que é mito? O colesterol é um composto orgânico, um tipo de álcool presente em todos os animais que se localiza nas membranas celulares e é transportado no plasma sanguíneo. Todas as carnes têm níveis parecidos de colesterol, que variam normalmente de acordo com os cortes, pois este composto concentra-se mais próximo às células de gordura.

“A pele de frango e a casca do camarão, por exemplo, são riquíssimas em colesterol apesar de não serem normalmente associadas ao risco de colesterol elevado pelos brasileiros. No caso da carne suína, o lombo é corte com menor teor de gordura intramuscular e seu teor de colesterol chega a ser menor do que o do peito de frango sem pele”, salienta o médico veterinário e mestre em Agronegócios Fabiano Coser, diretor executivo da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS). Confira a comparação:


Teor de colesterol (mg/ 100 g)
Fonte
1
2
3
4
Média
Lombo suíno cozido
78
79
69
65
72,8
Pernil suíno cozido
-
-
82
65
73,5
Peito de frango cozido, sem pele
84
84,8
-
-
84,4
Filé mignon bovino cozido
84
84
-
-
84
Fontes:
1 – NPCC, National Pork Producers Council and National Pork Board
2 – USDA, Agricultural Handbook 8-10, 1992
3 – Bragagnolo, N., Departamento de Química da Unicamp, 1993
4 – Universidad Nacional de Nutrición, México, 1994











www.pfizersaudeanimal.com.br ou 0800 011 19 19

DICA DO CHEF ZABA
Confira receitas com carne suína no site da ABCS: http://www.abcs.org.br/gastronomia/receitas

_____________________________________
ATILATTE LANÇA IORGUTE PROBIÓTICO COM 0% DE GORDURA, PRODUZIDO COM LEITE TIPO A, POLPA DE AMEIXA E CEREAIS




Atilatte com Bifidobacterium Light ajuda a regular a flora intestinal, unindo os benefícios das bactérias benéficas ao intestino às propriedades da ameixa e cereais. O resultado é um alimento saudável, de baixa caloria, gostoso e funcional, produzido a partir de uma bebida premium, o leite tipo A.
Vale a pena conferir!




ALIMENTAÇÃO VEGETARIANA:
DESCUBRA QUAIS ALIMENTOS PODEM SUBSTITUIR A CARNE


A alimentação é o que mantém o corpo em funcionamento, sendo essencial para uma vida saudável, pois é nos alimentos que se encontram os nutrientes necessários ao funcionamento do organismo. “Algumas pessoas viram vegetarianas e tentam abolir o consumo de carne da alimentação bruscamente, além de não ser uma tarefa fácil e preciso ter cuidado para que esta seja uma escolha saudável”, afirma a nutróloga e médica ortomolecular Liliane Oppermann.
O vegetarianismo tem sido cada vez mais considerado uma opção viável à dieta alimentar, um novo estilo de vida. Se você quer tornar-se vegetariano ou já é, descubra quais alimentos podem substituir a carne.

A Soja

É um dos ingredientes mais utilizados para substituir a carne, esta leguminosa é considerada um alimento completo por ser rica em proteínas e fornece todos os aminoácidos essenciais. É também rica em minerais como o potássio, o cálcio, o magnésio, o fósforo, o enxofre e o cloro, em vitaminas como a A, BI, B2, PP e K. A soja contém ainda nutrientes importantes como a lecitina e as isoflavonas.


O Tofu

O Tofu é um alimento de elevado valor protéico, de origem vegetal, que contém os oito aminoácidos essenciais, bem como vitaminas e minerais, sem colesterol e que substitui a carne, o peixe, os ovos ou derivados lácteos. E muito versátil, podendo ser marinado, guisado, grelhado, salteado, assado, frito, batido em molhos e recheios, acrescentado a sopas e até doces. Existem vários tipos de tofu que se utilizam de acordo com a preparação culinária pretendida.

O Tempeh

De valor nutricional inestimável, substitui as proteínas animais e não tem gorduras saturadas nem colesterol. Com uma textura elástica, pode ser grelhado, frito ou estufado.

O Seitan

O Seitan é conhecido pelo nome “carne vegetal”, por ter um aspecto semelhante à carne e porque é feito a partir de um cereal, o trigo. Esse alimento fornece algumas proteínas, é de fácil digestão, não tem colesterol e tem menos calorias que a carne. Absorve muito bem o sabor dos alimentos e dos temperos com os quais é cozinhado, podendo ser cozido, estufado, guisado ou frito.

Os Cereais

Inclua-os na sua alimentação (de preferência integrais e todos eles ricos em diferentes nutrientes): arroz, arroz selvagem, trigo-sarraceno, gérmen de trigo, trigo kamut, aveia, cevada, milho, milho painço, polenta, bulgur, amaranto ou quinoa. Após cozidos (na panela de pressão, por exemplo) são excelentes acompanhamentos. Podem ser usados para fazer croquetes, pastéis ou na confecção de doces, entre outras inúmeras preparações.


As Leguminosas

As leguminosassão bastante nutritivas. Apesar de nenhuma ser tão rica quanto a soja, o feijão, o grão, as ervilhas ou as lentilhas assumem um papel de destaque na dieta vegetariana.

As Algas

Os vegetais marinhos são também uma opção, por serem ricas em proteínas, minerais e vitaminas (nomeadamente B12). Para além de versáteis são muitas as variedades: wakame, dulse, arame, kombu, nori, entre outras.
A sua preparação difere, podendo ser necessário serem demolhadas, fervidas, escaldas ou tostadas dependendo da variedade. Quanto à utilização podem ser incorporadas em empadas, quiches, gratinadas, etc.

Os Frutos Secos e Sementes







São também um grupo de alimentos extremamente rico em proteínas, vitaminas e minerais que pode ser incorporado numa dieta vegetariana, enriquecendo-a.





Fonte- Nutróloga e Médica Ortomolecular Liliane Oppermann



________________________





Show de esculturas no gelo


Trata-se de um Live Show de esculturas no gelo, promovida pelo Carving Studio Brazil. Durante 1h30 o Chef Junior, discípulo do Chef tcheco Charles Carving, precursor no Brasil de entalhes em alimentos utilizando técnicas tailandesas, vai mostrar toda sua aptidão na criação de três esculturas diferentes: dia 13 fará dois cisnes virados um para o outro, que formarão um coração; dia 14 vai esculpir um golfinho; e dia 15 vai criar um enorme cavalo-marinho.

As esculturas servem para decoração de hotéis, festas e restaurantes, e terão tamanho de 1m a 1,50m de altura.

A Equipotel 2011 acontece de 12 a 15 de setembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi das 13 Às 21h.


_______________________________________



Sabor sem culpa: Yoki sugere deliciosas receitas com Farinha de Linhaça



Os valores nutricionais da Farinha de Linhaça já são bem conhecidos, podendo ser consumida de diferentes formas: misturada no suco, no leite, em vitaminas e com frutas.  Além disso, pode servir de ingrediente para deliciosos bolos. Por isso, a Yoki Alimentos selecionou saborosas receitas para serem degustadas por toda família, ideais para acompanhar de forma saudável o café da manhã, o lanche o tarde ou quando a fome apertar.

Confira algumas dicas de receitas:



Bolo de maçã












Ingredientes:

1 xícara (chá) de Farinha de Linhaça Mais Vita

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 ½ xícara (chá) de açúcar

1 xícara (chá) de leite

6 colheres (sopa) de óleo

4 ovos

2 colheres (chá) de fermento em pó

2 colheres (chá) de Canela em Pó Yoki

1 maçã grande descascada e picada.



Preparo:

Em uma tigela, misture a farinha de trigo e a farinha de linhaça. Acrescente o açúcar, o leite, o óleo, os ovos, a canela e a maçã. Misture tudo muito bem e, por último, acrescente o fermento. Coloque em uma fôrma redonda previamente untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido por cerca de 40 minutos.



Tempo de preparo: 20 minutos + forno

Rendimento: 12 pedaços.





Bolo de banana




Ingredientes:

4 bananas-prata maduras

¾ xícara (chá) de óleo

½ xícara (chá) de Farinha de Linhaça Mais Vita

2 xícaras (chá) de açúcar

1 ½ xícara (chá) de Farinha de Rosca Yoki

4 ovos

1 colher (sopa) de fermento em pó

Canela em Pó Yoki e Farinha de Linhaça Mais Vita para polvilhar.



Calda:

1 colher (sopa) de Açúcar Mascavo Mais Vita

1 colher (sopa) de água.



Preparo:



Bolo:

Coloque no liquidificador as bananas, o óleo, o açúcar e os ovos. Bata por um minuto. Transfira para uma tigela e acrescente a farinha de rosca, a farinha de linhaça e o fermento. Misture bem. Coloque em uma fôrma untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido por cerca de 40 minutos. Retire do forno e deixe esfriar um pouco. Desenforme, regue com a calda e polvilhe com a farinha de linhaça e a canela.



Calda:

Misture o açúcar mascavo e a água. Reserve.



Tempo de preparo: 20 minutos + forno

Rendimento: 12 pedaços.



Biscoitos de amêndoas




Ingredientes:

½ xícara (chá) de amêndoas trituradas

½ xícara (chá) de água
½ xícara (chá) de Açúcar Mascavo Mais Vita
1 ½ xícara (chá) de Farinha de Trigo Integral Mais Vita
½ xícara (chá) de Farinha de Linhaça Mais Vita
½ xícara (chá) de óleo de canola
2 colheres (chá) de baunilha.

Preparo:
Coloque em uma tigela a água, as amêndoas e o açúcar. Misture com uma colher de pau. Acrescente o restante dos ingredientes e misture bem com as mãos. Sobre uma assadeira untada com óleo, disponha colheradas da massa e achate com as costas da colher. Preaqueça o forno (180 °C) por cinco minutos. Asse os biscoitos por aproximadamente 30 minutos ou até que estejam com o fundo levemente dourado.

Tempo de preparo: 20 minutos + forno
Rendimento: 18 unidades.
___________________
Conheça o Hibisco!

O Hibisco, hibiscus sabdariffa, é uma planta típica da Ásia muito usada como planta ornamental devido as suas flores de coloração vermelha. É também devido a sua coloração, em grande parte, que o hibisco vem chamando atenção para os benefícios que pode trazer para a saúde.

É a antocianina, um potente antioxidante, que confere a coloração vermelha ao hibisco. Estudos mostram que a quantidade desse antioxidante encontrado nas flores de hibisco é equivalente a quantidade encontrada em uvas e vinhos tintos.
Além de antocianina no hibisco encontramos ainda acido málico, vitamina C e mucilagens

Hibisco e saúde do coração

As antocianinas diminuem o risco de doenças cardiovasculares, pois reduzem a oxidação do LDL colesterol.
Estudos mostram que as taxas de triglicerides, colesterol total e LDL colesterol eram menores no grupo que usava o extrato de hibisco se comparado aos que não usavam.
Estudos mostram também que o consumo do chá de hibisco auxilia na redução da pressão arterial.

Hibisco e bom funcionamento do intestino

Mucilagens são fibras. Essas fibras auxiliam no aumento do bolo fecal o que favorece o bom funcionamento do intestino.

Hibisco e emagrecimento

O chá de hibisco estimula a queima de gordura corporal, facilita a digestão, regulariza o funcionamento do intestino e combate a retenção de líquido.
No chá temos enzimas e mucilagens (um tipo de fibra) que facilitam a digestão e diminuem a absorção de carboidratos e gorduras.

Hibisco e proteção contra câncer

Os antioxidantes têm a função de neutralizar os radicais livres que são produzidos naturalmente em nosso organismo. Quando temos excesso de radicais livres temos maior chance de instalação de doenças degenerativas, como câncer.
No hibisco além das antocianinas temos também a vitamina C que lhe conferem alto poder antioxidante e por isso efeito preventivo contra o câncer.

Hibisco e combate ao envelhecimento

O excesso de radicais livres também está relacionado ao envelhecimento precoce. Quando há um desequilíbrio entre a quantidade de radicais livres produzidos pelo corpo e a defesa antioxidante pode haver o envelhecimento precoce, com o surgimento de rugas e manchas de pele.

O hibisco, por ser fonte de antioxidantes antocianina e vitamina C, ajuda e frear o processo de envelhecimento.Seu preparo é fácil, basta fazer a infusão colocando 1 colher de chá das flores secas em uma xícara de água fervente, tampar por 10 minutos e está pronta a bebida. Além dos benefícios a saúde o hibisco tem sabor agradável. Também não foram encontrados efeitos colaterais ao seu uso na literatura consultada.

*Gestantes e mulheres que estejam amamentando não devem fazer uso sem orientação médica.

Alô Nutricionista
A rede oferece gratuitamente um serviço de orientação nutricional, o Alô Nutricionista, disponível em todo o Brasil, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, pelo telefone pelo 0800-0222528. O serviço também pode ser acessado pelo e-mail:  mailto:alonutricionista@mundoverde.com.br 

Sobre a Mundo Verde
O segredo de sucesso da Mundo Verde não está simplesmente na grande diversidade de produtos, mas em oferecer um conceito completo em alimentação e vida saudável. Em 24 anos de existência, a Mundo Verde se consolidou como pioneira e líder na proposta de desenvolver o conceito de vida saudável no varejo brasileiro, tornando-se a maior franquia do segmento na América Latina, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Hoje, a rede Mundo Verde recebe diariamente mais de 150 mil pessoas em suas 185 lojas espalhadas pelo Brasil, incluindo uma franquia em Portugal. Aos adeptos da filosofia “verde”, a rede oferece cerca de 10 mil itens: o mix de produtos inclui desde alimentos (diet, light, integrais, orgânicos, sem glúten, sem lactose e dieta Kosher), complementos alimentares e suplementos para atletas, até livros, CDs de música clássica, new age e étnica, incensos, cosméticos naturais, presentes conscientes e outros produtos voltados para a saúde do corpo, da mente e do planeta.

________________________________________________________

Desenvolvimento de Produtos na prática:
o desafio

Este será o tema de um dos painéis do II Congresso Brasileiro de Alimentação Coletiva e I Congresso Latino Americano de Alimentação Coletiva

O assunto será conduzido pelo químico Industrial, graduado em filosofia e tecnólogo em administração de restaurantes comerciais e de coletividades, Marco Amatti, que adianta as principais abordagens de sua apresentação:
“Questionaremos os parâmetros’ de sustentabilidade: greenwashing, consumo consciente, cadeia produtiva envolvida na cozinha comercial. Refletiremos sobre ferramentas, produtos e métodos produtivos: referências para “tornar sustentáveis” produtos e serviços”.

Ele também vai propor uma discussão sobre a operacionalização de práticas sustentáveis na cozinha comercial.

O painel conduzido por Marco Amatti vai acontecer no dia 11 de novembro, nas apresentações do Segmento Comércio. Os interessados em participar deverão entrar em contato com a Plenarium, organizadora do Congresso, pelo email: plenarium@terra.com.br. A programação completa está disponível no site: http://www.conbac.org.br/. O evento acontece no
Hotel Costão do Santinho /Florianópolis/
____________________________________
Marco Amatti




Diretor Geral da empresa MAPA Assessoria – Negócios em Alimentação Fora do Lar desenvolve há mais de 25 anos atividades pertinentes à área: administração, operação, projetos, implantação, intermediação de negócios, desenvolvimento de produtos e serviços, treinamentos de equipes de trabalho, avaliações técnicas, montagem de estratégias e análises de viabilidade de negócios e custos.

___________________________
Prove o espaguete com milho na manteiga da Abima
Energia com muito sabor! Essa é a dica da Abima (Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias) para esta semana.
Confira:Ingredientes500 gramas de macarrão no formato espaguete, cozido al dente
2 colheres das de sopa de óleo
1 dente de alho picado
2 xícaras das de chá de cebola cortada em cubinhos
3 abobrinhas tipo italiana cortadas em tiras (opcional)
2 latas de milho verde cozido no vapor
2 colheres das de sopa de manteiga ou azeite
2 colheres das de sopa de folhas de manjericão picadas
50 gramas de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Cheiro verde a gosto
Modo de preparoEm uma frigideira grande, aqueça o óleo e frite o alho. Acrescente as cebolas e refogue até que fiquem transparentes. Acrescente a abobrinha e refogue rapidamente.
Acrescente os ingredientes restantes, aqueça bem e sirva.

Rendimento: 8 porções
Grau de dificuldade: fácil
Tempo de preparo: 15 minutos

Dica Utilize a massa integral, sua receita ficará ainda mais nutritiva.
Se preferir não acrescentar as abobrinhas, utilize mais uma lata de milho verde.
Acrescente cubinhos de muçarela.

______________________________

CHEF ZABA

Aos 18 anos de idade o paulistano Zaba deixou a capital onde nasceu e foi morar na bela Florianópolis. Para custear seus estudos começou a trabalhar como ajudante de cozinha em restaurantes e hotéis de luxo da ilha. Foi justamente nestes espaços que descobriu o seu talento e vocação para a Gastronomia.
A grande variação na criação e elaboração de seus pratos vem da influencia familiar. Com descendência italiana por parte de pai, avô polonês e avó portuguesa por parte de mãe, não poderia ser diferente. Imagina toda essa mistura de raças e temperos. Só podia estar em seu DNA, à grande paixão pela Gastronomia.
Mas foi com seu mestre, o renomado
Chef Helton Costa da cuisine Lyon França, que Zaba aprendeu e trabalhou por vários anos no renomado Resort Costão do Santinho. Zaba, prestou serviços nos seis restaurantes que fazem parte do Resort, adquiriu uma vasta experiência na culinária italiana, francesa com menu à la carte, e cozinha internacional japonesa. Mas foi na Cozinha Central do Costão do Santinho considerado referencia nacional, que Zaba na virada de ano de 2008, mostrou que o simples pode virar um luxo de sabor usando sua criatividade na preparação da tradicional lentilha, para mais de 5 mil convidados entre políticos e celebridades do mundo artístico onde elogiaram o seu dote culinário.
Atualmente o Chef Zaba, assina o cardápio do sofisticado Spazzio Gastronomia e o descolado Dom Rodrigues no requintado IL Campanario Villaggio em Jurerê Internacional. "Apostamos na nova geração de cozinheiros", comenta Chef Helton que se refere ao pupilo Zaba como a grande revelação da gastronomia brasileira.
São mais de 10 anos coletando experiências, para o jovem Chef de apenas 28 anos. Zaba é um líder nato e trás em sua bagagem conhecimentos Gastronômicos adquiridos na escola da pratica.
Zaba assina a coluna Gastronomia da revista e site VITRINE FASHION.






Vitrine Fashion

NEW DOG