FESTA? Como escolher a roupa certa
Posted By: Caetano Zonaro 

Toda festa de bom tom traz no convite a indicação do traje que se deve usar. Essa é a forma de fazer com que as pessoas se vistam adequadamente para a ocasião, evitando os constrangimentos de estar se arrumado demais ou de menos para o momento.

Confira algumas dicas para facilitar a escolha do traje certo para o que o convite pede:





ESPORTIVO OU NATURAL

É o mais comum. Sua mensagem: é, estou confortável! A pessoa que tem este estilo predominante tem dificuldade de se vestir de forma mais arrumada. Sua mensagem é amigável, alegre, jovem, informal e despretensiosa. Seu vestuário é de fácil coordenação e não dá trabalho.

Para ele: camisas brancas e/ou azuis; camisas xadrez sem muito contraste; calça jeans; agasalho esportivo; sapatos marrons e/ou top sider; meias brancas; cintos e sapatos de cores/materiais diferentes; relógio cronógrafo.

Para ela: t-shirt branca de algodão; camisas de tricoline e/ou jeans; calça cáqui, jeans; parca; jaqueta sem cintura; relógio esportivo, underwear de algodão; tênis, sapatos com solados confortáveis, bicos quadrados ou arredondados; bolsas grandes, espaçosas, tipo saco ou mochila em cores neutras para combinar com tudo ou coloridas.


TRADICIONAL OU CLÁSSICO

Mantém uma mensagem conservadora, de autoridade e respeito. Esse perfil vê a função dos detalhes da roupa; se tem passante, ela usa cinto, se tem botão, abotoa todos; existe uma relação entre roupa e necessidade. Seu design é clássico, objetivo e simples, com linhas retas e sob medida; suas peças são estruturadas e funcionais. Não se interessa por detalhes decorativos e acredita no custo-benefício de uma peça.

Para ele: camisas polo; camisas de colarinho clássico; calça cáqui; pulôver; meias brancas; aliança e relógio simples; cintos e sapatos combinados por uma mesma cor.


Para ela: blazer clássico; cardigã; top de gola careca; twin set; calça reta; echarpe estampada; sapatos combinando com a bolsa e a roupa (sempre discretos), com saltos moderados (nem muito alto, nem muito fino).

ELEGANTE OU REFINADO

Tem a imagem de pessoa bem sucedida, segura, refinada, com status; preocupa-se com o glamour do que veste. É mais atualizado que o tradicional. Quer roupas com um design com forma e clássico, impecável. Gosta de roupas coordenadas ou conjuntos completos; bem talhadas, de qualidade. Combina de duas a três cores e opta pelo escuro.

Para ele: casaco de cashmere; malha de cashmere; jaqueta de chamois; colarinho italiano; abotoaduras; suéter; blazer.

Para ela: mantôs; twin set de cashmere; terninhos, saia lápis, bolsa e sapato de grife; broche; pérola; echarpe/lenço; cachê-coeur; bolsas de tamanho moderado ou carteiras feitas com material de qualidade; bolsas de marca acentuadas, que combinem com as cores das roupas; sapatos: sapatilhas, escarpins, chanel com bicos, salto e solado mais finos, sempre de couro macio e materiais de qualidade.

ROMÂNTICO

O romantismo está implícito em tudo o que veste; as mulheres se mostram muito femininas, românticas, doces, gentis, graciosas e gostam de leveza e suavidade na cor e no tecido. Já os homens desse estilo são sempre sedutores, têm uma imagem simpática, de colaborador; se enfeitam, se produzem e se mostram à vontade com a vida. Essas pessoas às vezes pecam pelo excesso de informação nas roupas. As cores são sempre claras, leves e tropicais.

Para ele: lenços; calças de prega; echarpe; tricô de gola alta e fios de seda por baixo de blazer; casaco de chamois desestruturado; sapato sem meia; camisa gola padre ou colarinho americano; dobra a manga da camisa; calça pijama; colarinho mais solto; gravatas mais claras. 

Para ela: rendas, babados e laços; camisa branca com detalhes; saia longa, vestido floral, saia evasê ou rodada; cache-coeur; cardigã de tricô trabalhado; bolsas pequenas, desestruturadas, feitas de material macio e maleável, cetim, veludo, tapeçaria, com bordados e aplicações; as formas são arredondadas, bolsas de mão, carteiras, bolsas tipo saco, sempre coloridas para combinar com a roupa. Gostam de sapatilhas, sapatos tipo boneca, peep toe, sandálias delicadas, bico arredondado e coloridos e chanel.

SEXY

É a pessoa extravagante; quer ser o centro das atenções; quer sentir que deixa rastro por onde passa. Sua linguagem corporal é chamativa, transmitindo sensualidade. Sua mensagem é cara: sexy, poderosa e desejável; cultua o corpo e valoriza muito as formas trabalhadas. A roupa é um palco para suas curvas naturais. Usa uma ou duas cores, de preferência com uma quebra visual na cintura; gosta tanto das cores claras quanto das escuras; usa muito o azul jeans. A lingerie é essencial e tem fixação por saltos altos.

Para ele: jeans ajustado ou perna flare; t-shirt baby look; botas e tênis; jaqueta de couro; roupas de ginástica.


Para ela: minissaias; jeans justo; bodysuit decotado; botas ou sandálias de salto alto. Bolsas pequenas ou médias, em materiais como seda, cetim, veludo, pele ou couro de animais, além de metálicas.
CRIATIVO

Essas pessoas se divertem com o que vestem; são dinâmicas, alegres, interessantes e animadas. Querem mostrar que são diferentes. O look delas é original e independente, transmitindo liberdade com o que veste; é a expressão do artista, cria por meio do que usa e faz combinações inusitadas. São temáticos e brecholentos. Não há limite de cores para a pessoa de estilo criativo; pode ser uma, duas ou infinitas.

Para ele: tricôs com padronagens diferentes; casacos e jaquetas; calça capri de jeans ou sarja; camisas estampadas; sapatos com solados de borracha; tênis retro.


Para ela: jaqueta militar; sobreposições; peças masculinas usadas como femininas; bijuterias; peças com toques artesanais; botas de amarrar.


MODERNO OU DRAMÁTICO

Esse estilo transmite a ideia de uma pessoa sofisticada, poderosa, distante, segura, urbana. Gosta de design interessante, poucos detalhes, pouco contraste de cores e desenhos geométricos. Usa uma ou duas cores, no máximo; ama looks monocromáticos, ressaltados por um acessórios contrastante, como terno preto e gravata violeta. Suas cores são intensas, vivas e fortes.

Para ele: casacos de lã; colarinho de pontas longas; capas; jaquetão de seis botões; calças de gabardine; malha de gola alta preta; suéter de losango.

Para ela: casacos rodados; gola rolê; grandes acessórios (bolsa grande, cinto grande); calça preta; sapato de verniz; óculos Jackie O; casaco trapézio; camisa branca com gola exagerada. Bolsas mais geométricas, estruturadas, grandes, pretas; sapatos angulares e extremos, saltos altos ou rasos, design interessante.

Fonte: Claudia Matarazzo e Gloria Kalil, consultoras de moda e etiqueta.

Foto: reprodução

DESTAQUE

CONSTRUÇÃO MODULAR

São Paulo sediará a maior feira do setor entre os dias 31 de maio e 3 de junho no Sambódromo do Anhembi Casas inteligentes e sustentáveis, d...

Confira mais no VITRINE