Interbrand divulga estudo das 
Marcas Brasileiras Mais Valiosas de 2012
Itaú segue como líder; Totvs e Magazine Luiza estreiam no ranking, 
Havaianas retorna e Hering aumenta o seu valor em 86%.
Panorama 2012: Uma perspectiva sobre as marcas brasileiras.
“Com os olhos do mundo voltados para o Brasil, nossas marcas têm a oportunidade de aproveitar o bom momento do mercado  nacional para elevar-se a um novo patamar de diferenciação e vínculo com o consumidor”. analisa André Matias, Gerente de Avaliação de Marcas da Interbrand São Paulo
Soma-se a este cenário um elemento importante: a continuidade das crises americana e europeia faz com que as empresas estrangeiras vejam o Brasil como uma oportunidade de crescimento e decidam se estabelecer no país.
De redes de varejo europeias a montadoras de automóveis da China, estas empresas não só trazem maior concorrência para nossas marcas, como também apresentam novas opções ao consumidor, novas interações e um ponto de vista diferente sobre marcas.
“Este é sem dúvida um cenário interessante que estimula o desenvolvimento do branding no país. Nesse sentido, as empresas que antes estavam interessadas apenas em criar suas marcas, hoje preocupam-se com a consolidação das mesmas a partir da gestão inteligente de suas engrenagens e pontos de contato. Está inaugurada a era dos processos em substituição aos projetos pontuais de marca.” diz Daniella Giavina-Bianchi, Diretora Executiva de Estratégia da Interbrand São Paulo.


Novas participantes em 2012
No ranking Interbrand das Marcas Brasileiras Mais Valiosas de 2012 duas marcas fazem seu debut: Totvs e Magazine Luiza [#25] estreiam no relatório confirmando uma tendência de mercado que aponta ganho de participação das marcas de varejo e tecnologia, em um cenário antes dominado pelas empresas de commodities e serviços financeiros - mudança também observada no relatório Interbrand das Melhores Marcas Globais divulgado em outubro. “Não podemos deixar de destacar o retorno de Havaianas ao ranking: uma de nossas marcas com maior reconhecimento global, trazendo aprendizados importantes para outras marcas nacionais que ainda buscam consolidar sua presença em solos estrangeiros”. analisa André Matias.

Marcas que apresentaram maior crescimento e maior valor em 2012
O setor financeiro permanece como destaque no estudo de 2012. E este ano domina o Top 3, representado pela tríade Itaú , Bradesco e Banco do Brasil .
O setor varejista também se destaca, com um crescimento médio de 25,2% de valor. A marca Hering , por exemplo, subiu seis posições no ranking com um crescimento de 86%. Casas Bahia fica com o  segundo maior  crescimento do ranking, com aumento no valor de marca de 57%.

Ranking Marcas Brasileiras Mais Valiosas de 2012


Sobre a Interbrand
A Interbrand surgiu em 1974 quando a palavra marca ainda era um sinônimo para logotipo. Com o tempo esse conceito se ampliou e a importância e valor de uma marca passaram a ser considerados vitais na imagem de uma empresa. Durante 38 anos de trabalho em consultoria de marcas a Interbrand mudou essa visão criando e gerenciando marcas como um ativo de negócios.
Presente em todos os continentes e com aproximadamente 40 escritórios em todo o mundo, a Interbrand acredita que marcas têm o poder de mudar o mundo, e usa imaginação, inteligência e inspiração para criar formas para que isso aconteça.
No Brasil desde 2001, a Interbrand trabalha em três grandes áreas: estratégia, identidade e avaliação. Cada uma delas representa uma fatia importante da construção da imagem de uma empresa.
Entre os maiores cases mundiais da Interbrand estão o Carrefour, Fnac, Samsung, Walmart, P&G, BMW entre outros. No Brasil se destacam marcas como Itaú, Odebrecht, Votorantim, Usiminas, Alpargatas, Petrobras, BRF e Bunge.

Você pode conferir o ranking completo e análises no www.rankingmarcas.com.br. Acesse também o blog da Interbrand no www.interbrandsp.com.br.


DESTAQUE

VIPS

MÃOS E MENTES QUE BRILHAM Adela Villas Boas, jornalista e idealizadora do Prêmio “Mãos e Mentes Que Brilham”, homenageia personalidades e ...

Confira mais no VITRINE