ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA É A MELHOR FORMA DE EVITAR A RESSACA DO RÉVEILLON

Ingestão de líquido e consumo de verduras e frutas auxiliam
na recuperação do organismo

Com a proximidade do ano-novo, a maioria das pessoas quer emagrecer para exibir as curvas em roupas de verão, mas as fartas mesas de réveillon, cheias de guloseimas e iguarias, não ajudam. Para piorar, muita gente exagera também no consumo de álcool e começa o ano com um sentimento de culpa por causa da ingestão descontrolada de calorias.

Pensando nisso, a Beneficência Portuguesa de São Paulo, elaborou algumas dicas para que as pessoas possam aproveitar a chegada de 2013 sem exageros. Segundo a nutricionista do Hospital Viviane Chaer Borges, uma das maneiras mais simples de evitar a ressaca agressiva é a hidratação. “Beber água, água de coco ou suco de baixo valor energético é o ideal para auxiliar o organismo em sua recuperação”, explica.

O consumo de determinados alimentos também pode ajudar. Ingredientes antioxidantes como limão, cenoura, suco de uva e morango, folhosos como couve, brócolis e repolho, além do chá branco, chá verde e gengibre, contribuem para o melhor funcionamento do organismo.  
De acordo com a especialista, é importante se alimentar com moderação durante a festa de réveillon e tentar consumir o que for mais calórico com cautela. “Tomar cuidado com a sobremesa também é um ponto importante. As pessoas consomem os mais variados doces durante a ceia, além das oleaginosas como nozes, castanhas, avelãs. 

O ideal é comer e lembrar que no dia seguinte aqueles alimentos estarão disponíveis novamente. Alternar os doces com frutas também é uma boa alternativa”, comenta.  
Alimentar-se de forma correta e equilibrada é a maneira mais fácil de aproveitar as comemorações de ano-novo, manter a dieta e evitar a ressaca. “É aconselhável o consumo de um prato equilibrado, com variedades de carboidratos como batata ou arroz, fibras como saladas variadas, e proteína, grãos e carne. Bebidas alcoólicas podem ser ingeridas com moderação. A hidratação deve ser feita simultaneamente ao consumo do álcool”, conclui a nutricionista.

DESTAQUE

CONSTRUÇÃO MODULAR

São Paulo sediará a maior feira do setor entre os dias 31 de maio e 3 de junho no Sambódromo do Anhembi Casas inteligentes e sustentáveis, d...

Confira mais no VITRINE